Alerta

Criminosos aproveitam pandemia do coronavírus para aplicar golpes via WhatsApp; veja como se proteger

No último final de semana, pelo menos, 30 alunos de uma academia de ginástica do Recife foram vítimas de mais de uma quadrilha especializada em crimes virtuais

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/09/2020 às 13:30
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O número de vítimas de golpes pelo WhatsApp cresceu durante a pandemia do novo coronavírus. No último final de semana, pelo menos, 30 alunos de uma academia de ginástica do Recife foram vítimas de mais de uma quadrilha especializada em crimes virtuais.

Foi o caso da turismóloga Danielle Bezerra. Segundo ela, agendar um simples horário de treino na última sexta-feira era o seu principal objetivo, porém quando usou o celular para entrar no perfil da academia para tentar fazer a marcação acabou sendo vítima de um golpe. Um perfil falso entrou em contato com ela como se fosse suporte da academia e pediu um códio de acesso.

Acesso

De acordo com Danielle, mesmo sem ter informado o código, os criminosos conseguiram o acesso ao telefone e começaram a mandar mensagens para amigos próximos pedindo para fazer transferências em nome dela. Os prints mostram a abordagem deles. Pelo menos três amigos dela caíram no golpe.

Vítimas

Na ocasião, Danielle também contou que mais 30 pessoas relataram no perfil da academia que haviam sido vítimas também.

Como não cair nesses golpes?

O delegado de crimes cibernéticos, Eronides Menezes, informou que desde o início da pandemia a quantidade de golpes triplicou. Ele orienta como as pessoas devem agir para não cair nestes golpes. Confira no vídeo abaixo:

+VÍDEOS