QUEDA

Pernambuco registra queda de 30% na quantidade de doadores de medula óssea durante a pandemia

Por conta da queda, o Hemope faz um apelo para convocar voluntários

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2020 às 13:30
JC IMAGEM
FOTO: JC IMAGEM

O Estado de Pernambuco registrou queda de 30% na quantidade de doadores de medula óssea, durante a pandemia do novo coronavírus. O número é maior que a média de todo o país. As informações são do Registro Nacional de doadores de medula óssea.

No Brasil, de janeiro a julho deste ano, o número de doadores de medula óssea caiu cerca de 30%, em relação ao mesmo período de 2019. Já em Pernambuco, esse número ainda é maior, aproximadamente 36%. E neste mês, o Hemope está intensificando as ações para aumentar as doações.

Ajuda

O porteiro Edivan Pereira tem 30 anos e apesar de já ser doador de sangue, há pelo menos 1 anos, não sabia que poderia ser também, doador de medula óssea. Foi tudo muito simples. Ele assistiu uma palestra que falou da importância da doação e em seguida decidiu ajudar outras pessoas com o único gesto de fazer um cadastro no Banco Nacional de Doadores.

Transplante

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes portadores de doenças hematológicas e a doação é o último recurso em busca de cura.

Como doar?

No site do Hemope você encontra o passo a passo para se tornar um doador.

+VÍDEOS