A definição do calendário para o retorno das atividades presenciais nas escolas de Pernambuco deixou estudantes, pais de alunos e profissionais da Educação ansiosos e também preocupados. As opiniões se dividem entre os riscos de contaminação do novo coronavírus (covid-19) e o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
É o caso da estudante Joana Xavier, de 15 anos, no 1º ano de um colégio particular. Por enquanto ela permanece com as aulas virtuais, mas não vê a hora de voltar para as presenciais. Segundo a mãe dela, Leila Xavier, admite que ainda está na dúvida se vai permitir ou não o retorno da filha.
Retorno é uma necessidade
Já para o estudante Melk Victor Ferreira, de 16 anos, que cursa o 3º ano em uma escola estadual, este retorno não é uma opção e sim uma necessidade. Tendo apenas um celular a disposição e com a internet fraca, ele admite que o aprendizado está prejudicado. A mãe de Melk, a dona de casa Elisandra Ferreira apoia a volta à escola do filho e torce para o desenvolvimento dele.
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Receio
Além disso, do lado dos estudantes, existe expectativa, mas também receio, como conta a aluna Ellen Nayara de 16 anos que estuda em uma escola estadual de Cabrobó, no Sertão.
Cronograma
Aulas para educação infantil e ensino fundamental continuam suspensas
As aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental continuam suspensas. Mas, para o Diretor do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado, Arnaldo Mendonça, já é um avanço que na opinião dele já deveria ter acontecido antes.
Protocolo contra o coronavírus
- Reduzir a ocupação das salas de aula;
- Adotar revezamento de turmas, se necessário.
Distanciamento social
- Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
- Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
- Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.
Prevenção/proteção
- Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso; - Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;
- Desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.
Monitoramento e educação
- Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
- Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.