Alerta

Pix: Polícia Federal alerta para golpes; veja como se proteger

Em menos de uma semana, a polícia identificou 100 sites ligados ao Pix, criados para enganar as pessoas e roubar informações.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/10/2020 às 11:23
Divulgação/Banco Central
FOTO: Divulgação/Banco Central

A Polícia Federal alerta para golpes no sistema Pix, criado pelo Banco Central para realizar pagamentos e transferências entre contas bancárias.

Em menos de uma semana, a polícia identificou 100 sites criados para enganar as pessoas e roubar informações.

>>Saiba como pagar a conta de energia pelo PIX e quitar sua dívida com a Celpe

>>Pix: Quase 25 milhões de chaves são cadastradas; entenda a ferramenta

>> Golpes pela internet aumentam 80% durante pandemia do coronavírus; saiba como se proteger

>> Polícia Federal faz alerta para golpes durante saques e depósitos em caixas eletrônicos

Dicas para não cair no golpe:

  1. Em hipótese alguma forneça senhas ou efetue cadastro fora do aplicativo ou site oficial do banco (nem mesmo pelo telefone);
  2. Nunca clique em links e nem em botões para instalações de qualquer dispositivo enviados por e-mail, whatsapp, facebook ou SMS. É sempre melhor apagar.
  3. Os bancos não enviam mensagens ou links pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos correntistas e não enviam links por e-mail ou whatsapp para atualização de qualquer sistema de segurança ou verificação de cadastro, via de regra, isso é feito no site oficial ou pelo próprio aplicativo, quando ele precisa fazer algum tipo de alteração ou mudança para torná-lo mais seguro e completo.
  4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.
  5. Cuidado com o imediatismo de mensagens como: "Sua conta será bloqueada, se não fizer o procedimento de segurança". Quase sempre, tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade das informações, na página oficial da empresa ou dos bancos.
  6. Nunca preencha cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais, em links enviados pelo e-mail. Nada de senha de bancos, cartão de crédito, conta corrente, benefícios, ou outros.
  7. Ao entrar em qualquer página, verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.
  8. Veja a grafia do endereço da página. Elas têm que ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança, ou as terminações, .com.br, .gov.br;
  9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
  10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

Como pagar as contas de energia no PIX?

É preciso fazer o cadastro no site da Celpe para receber as faturas das contas de energia por e-mail. Os clientes da Celpe devem a apontar a câmera do celular para o QR-Code (que vai estar no e-mail). Em seguida, serão direcionados para o pagamento usando o PIX, seja através da conta em banco ou pela carteira digital como Mercado Pago e Pic Pay.

No caso do acesso via celular, o redirecionamento é feito ao clicar no PIX Link, disponibilizado ao lado do QR-Code. Com o redirecionamento, basta digitar a chave escolhida durante o cadastro (CPF, número do celular, endereço de e-mail), que o pagamento é feito de forma instantânea.

A outra opção de pagamento pelo PIX é por meio de uma carteira digital. Com esse formato, não é preciso ter conta em banco e pode ser usado via cartão de crédito associado. O sistema de cadastramento de chave segue o mesmo formato do utilizado no banco.

“Neste primeiro momento, a empresa se mobilizou para atender todos os consumidores cadastrados na fatura digital, promovendo ampliação da experiência de comodidade no pagamento à medida que a plataforma é expandida”, conta Luiz Flávio.

Sorteio da Celpe com R$ 100 mil em prêmios

Os clientes da Celpe que estão com as contas em dia podem participar do sorteio com cerca de R$ 100 mil em prêmios. De acordo com a companhia elétrica, o objetivo é estimular os consumidores às novas formas de quitar as faturas, através do site Energia para Recomeçar, onde o pagamento das contas pode ser feito, e com isso evitar o acúmulo de dívidas e poder participar do sorteio. A promoção é válida por seis meses.

Dúvidas

Caso você ainda tenha dúvidas, é possível acessar o site da Celpe ou entrar em contato pelos canais de atendimento e verificar quais são as lojas da rede credenciada. Confira os contatos abaixo.

  • Site: www.celpe.com.br
  • WhatsApp: (81) 3217-6990
  • Relacionamento com clientes: 116

+VÍDEOS