Educação

Covid-19: Alunos da rede estadual voltam às aulas, mas ainda têm medo

Professores e alunos se dividem entre querer e apoiar o retorno às aulas presenciais, e o medo de voltar à escola, por causa da covid-19 (novo coronavírus)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 26/10/2020 às 9:52
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O fim da greve dos professores marcou o retorno de 81 mil alunos da rede estadual de ensino às escolas, nesta segunda-feira (26).

Na entrada das escolas, é preciso seguir protocolos de segurança contra a covid-19 (novo coronavírus), como aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel para os alunos.

Ainda assim, nem todos se sentem seguros com a volta às atividades presenciais.

>> Mais uma escola particular no Recife suspende aulas após covid-19

>> Escola particular do Recife suspende aulas por contaminação de covid-19 entre alunos

Abertura adiada

A retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino estava prevista para o dia 6 de outubro, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) conseguiu, na justiça, uma liminar suspendendo a reabertura.

Com nova data marcada para o último dia 21 de outubro, na véspera, a categoria decidiu, em nova assembleia, decretar greve. Hoje, foi a retomada oficial dos alunos do terceiro e, nesta terça-feira, será a vez dos estudantes do 2º ano do ensino médio voltar às atividades presenciais.

Na última sexta-feira (23), o Sintepe comentou a decisão de encerrar a greve, depois da assessoria jurídica do órgão considerar que a paralisação já havia chegado ao limite. A classe continua defendendo a manutenção das aulas apenas de modo virtual e já acumula multas de mais de R$ 1 milhão.

>> Professores da rede estadual acatam decisão da Justiça e encerram greve em Pernambuco

3º ano

Mesmo com a greve dos professores decretada, o Governo do Estado já havia retomado as aulas presenciais dos terceiros anos, na última quarta-feira (21), ignorando a paralização dos docentes.

>> Aulas presenciais para alunos do 3º ano retornam nesta quarta (21), garante secretário de Educação de Pernambuco

>> Alunos do 3º ano da rede pública de Pernambuco retornam às aulas presenciais

+VÍDEOS