GOLPES BANCÁRIOS

PANDEMIA: GOLPES BANCÁRIOS ONLINE contra IDOSOS aumentam; veja cuidados

Número de tentativas de golpes online subiu para 60% nesse período da quarentena. A Polícia Federal alerta para os cuidados que podem ser tomados

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 13/11/2020 às 13:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 9:58
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) provocou um aumento no número de golpes bancários contra idosos, pela internet.

Os golpistas se aproveitam do celular e da falta de habilidade tecnológica de alguns idosos para aplicar as fraudes.

Um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que, durante a quarentena, houve um aumento de 60%, nas tentativas de golpes financeiros contra idosos.

De acordo com a Polícia Federal, links maldosos, ligações pedindo informações e motoboys falsos têm sido as estratégias mais utilizadas pelos criminosos, nos últimos dias.

Acesso aos dados bancários das vítimas

Os criminosos conseguem ter acesso aos dados das vítimas, na maioria das vezes, por links enviados por aplicativos de trocas de mensagens, que recomendam o preenchimento de cadastros rápidos, com informações pessoais dos idosos, prometendo vantagens financeiras e até materiais.

Ainda segundo a Polícia Federal, a forma mais eficaz de não cair nas garras dos estelionatários é a informação.

Medidas de segurança

Por causa do aumento nas tentativas de golpe, a Febraban anunciou que as instituições bancárias vão intensificar, a partir de 2021, as medidas de segurança para proteger os clientes, principalmente os idosos.

+VÍDEOS