ACIDENTE

Acidente envolvendo carro e três cavalos deixa trânsito complicado na PE-05

Um dos cavalos atropelados ficou caído no acostamento da pista e um outro teve a pata quebrada. Por conta dos ferimentos os dois animais, precisaram ser sacrificados

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/11/2020 às 13:30
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Um acidente envolvendo um carro e três cavalos deixou o trânsito complicado na PE-05, no limite entre o Recife e Camaragibe. Na ocasião, a população interditou a via e queimou pneus e entulhos. O trânsito ficou lento no local.

>>Parte de falésia desaba na praia de Pipa e deixa três mortos

De acordo com os moradores da região, os animais foram atingidos por um carro de passeio por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (18). O veículo bateu de frente em um dos cavalos que ficou caído no acostamento da via.

>>Homem morre após acidente entre moto e ambulância na Zona Norte do Recife

Ônibus, caminhões e carros passavam bem próximos a cabeça do cavalo e por pouco não bateram no animal. A população colocou pedaços de madeira na pista para evitar outro acidente.

>>Moradores de Brasília Teimosa reclamam de aumento no número de atropelamentos

Animais sacrificados

Perto das 9h da manhã equipes da Vigilância Animal da Prefeitura do Recife chegaram ao local e devido à gravidade dos ferimentos precisaram sacrificar o cavalo. O outro animal atropelado ficou com a pata quebrada e também foi sacrificado.

Protesto

O protesto na pista foi após o atropelamento de três cavalos que estavam soltos durante a madrugada.

Trânsito liberado

Às 9h30 equipes do Corpo de Bombeiros limparam a pista e o trânsito foi liberado.

Acidentes constantes

Quem mora na redondeza afirma que que é comum presenciar acidentes com animais que circulam soltos em via pública.

Nota da Sesau na íntegra

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife esclarece que, tão logo a Vigilância Ambiental do município recebeu a denúncia dos cavalos soltos e feridos na PE-05, na Caxangá, encaminhou uma equipe ao local para averiguar a situação dos animais. Quando a equipe chegou, um cavalo já havia sido levado por um homem que se apresentou como proprietário do animal.

Já os outros dois cavalos apresentavam múltiplas fraturas e, seguindo as orientações da resolução nº 1000, de 11 de maio de 2012, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que visa evitar o sofrimento dos animais, foi necessário realizar a eutanásia dos equinos. Um médico veterinário participou do procedimento, feito através de anestesia e seguindo todas as normas do CFMV. A Vigilância acionou a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para recolher os animais. O proprietário dos cavalos não foi localizado.

A Sesau também explica que o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) recolhe animais de grande porte, em vias públicas, nos casos em que há risco à saúde pública. A Sesau solicita também a colaboração dos donos de animais, para que não deixem os bichos soltos, para evitar maus tratos. O telefone do Centro de Vigilância Ambiental do Recife é o 3355.7704.

Nota do DER na íntegra

O DER informa que está enviando equipe técnica ao referido local para verificar o cenário e após estudo de caso, executar as medidas necessárias.

+VÍDEOS