Fiscalização

Covid-19: Sem respeitar medidas restritivas, estabelecimentos são interditados

O Procon-PE interditou comércios que não seguiram as diretrizes de enfrentamento contra o coronavírus.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 31/12/2020 às 12:20 | Atualizado em 25/01/2023 às 8:43
Divulgação/Procon-PE
FOTO: Divulgação/Procon-PE

O Procon-Pernambuco interditou mais dois estabelecimentos que descumpriram os protocolos do Governo do Estado para evitar a disseminação da covid-19, nessa quarta-feira (30).

Ação do Procon na Zona Sul do Recife 

Na Zona Sul, uma ação conjunta do Procon, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar encontrou irregularidades em um bar, localizado na Avenida Visconde de Jequitinhonha. Os clientes não estavam respeitando o distanciamento entre as mesas e várias pessoas estavam bebendo, em pé e sem máscaras.

Aglomeração no Centro do Recife

Já na Área Central do Recife, os fiscais também encontraram aglomeração e pessoas consumindo bebidas e comidas em pé, sem máscaras, em uma casa de show, no bairro da Boa Vista.

Os dois locais foram fechados.

 

Como fazer uma denúncia  

Os consumidores que presenciarem irregularidades podem fazer denúncias por meio do telefone 0800 282 1512 e até enviar vídeos e fotos para o WhatsApp (81) 3181-7000.

Fiscalização rígida do Procon-PE

Nessa quarta, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, falou, em coletiva de imprensa, que as pessoas e os estabelecimentos que não respeitaram as normas serão multados e autuados criminalmente.

"Aqueles que forem alcançados no momento da festa serão autuados em flagrante, vão responder criminalmente. Os locais e, não somente, os responsáveis pelas festas, o proprietário da granja, o proprietário da casa de eventos, o proprietário do hotel, todos serão responsabilizados. Inclusive, queremos deixar também claro, a posteriori, porque nem sempre a gente vai conseguir chegar na primeira hora. Vamos levantar fotos, o que está na internet, o que sairá no Instagram, nas redes sociais", falou Eurico.

Segundo o secretário, caso a população ou proprietários de estabelecimentos descumpram as determinações, durante a festa de Réveillon, no Estado, será estabelecida uma multa. "As pessoas, levianamente, vão querer participar desse tipo de evento, e aí vamos autuar. As multas vão de R$ 1.000 a R$ 100 mil, independente, inclusive, da responsabilização criminal que vai acontecer, de inquéritos que serão abertos, pela Polícia Civil", destacou o secretário.

 

+VÍDEOS