Covid-19

Sobe para três o número de mortes entre os pacientes com covid-19 que foram transferidos de Manaus para o Recife

Vinte e seis pacientes com covid-19 foram transferidos de Manaus para o Recife por causa do colapso no sistema de saúde do Amazonas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/02/2021 às 13:30 | Atualizado em 27/02/2023 às 11:36
Bruno Kelly/Reuters
FOTO: Bruno Kelly/Reuters

Subiu para três o número de mortes entre os pacientes com covid-19 que foram transferidos de Manaus para o Recife.

A vítima mais recente foi uma mulher, de 53 anos, que estava internada na UTI do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade.

Ao todo, 26 pacientes foram transferidos de Manaus para o Recife por causa do colapso no sistema de saúde do amazonas.

Nessa terça (2), mais dois pacientes internados no HC receberam alta: A professora Damiana da Costa Leite, de 45 anos, e o vigilante Pedro José Feliz Ávila, de 59.

Com essas duas altas, subiu para 11 o número de pacientes amazonenses curados da covid-19 no Estado.

Rede de saúde em colapso e sem oxigênio

A crise se agravou no Amazonas pela falta de oxigênio em unidades de saúde. Há ainda a variante do novo coronavírus circulando no Estado.

Mais cedo, em entrevista à imprensa, o governador Wilson Lima (PSC) afirmou que o Amazonas vive "o momento mais crítico da pandemia, algo sem precedente". No ano passado, as redes de saúde e funerária do Estado já colapsaram.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, disse à imprensa que o consumo diário de oxigênio teve um pico de 30 mil metros cúbicos em 2020. Neste mês, o pico de consumo foi de 70 mil metros cúbicos num só dia.

+VÍDEOS