COVID-19

Quarto paciente com covid-19 que foi transferido de Manaus morre no Recife

O paciente de covid-19, transferido de Manaus, estava entubado no Recife desde 26 de janeiro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/02/2021 às 13:30 | Atualizado em 01/02/2023 às 8:14
(Bruno Kelly/Reuters)
FOTO: (Bruno Kelly/Reuters)

Morreu no fim de semana o quatro paciente com covid-19 que foi transferido de Manaus para o Recife.

O homem, de 49 anos, estava internado no Hospital de Referência para a covid-19 no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o paciente chegou a unidade, no Recife, no dia 26 de janeiro e, desde então, estava entubado e recebendo medicação.

Ainda segundo informações, ele não resistiu e morreu no fim de semana.

Dos 26 pacientes transferidos de Manaus para o Recife, 13 já receberam alta e 9 permanecem internados, sendo 6 no Hospital de Referência para covid-19 no bairro de Boa Viagem e 3 no Hospital das Clínicas.

Rede de saúde em colapso e sem oxigênio

Com a rede de atendimento em colapso e sem oxigênio para tratamento da covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros Estados.

Segundo o governo local, no primeiro momento, 235 pacientes serão enviados a hospitais do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.

Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais.

Em entrevista à imprensa, o governador Wilson Lima (PSC) afirmou que o Amazonas vive "o momento mais crítico da pandemia, algo sem precedente". No ano passado, as redes de saúde e funerária do Estado já colapsaram.

A crise se agravou nos últimos dias pela falta de oxigênio em unidades de saúde. Há ainda variante do novo coronavírus circulando no Estado.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, disse à imprensa que o consumo diário de oxigênio teve um pico de 30 mil metros cúbicos em 2020. Neste mês, o pico de consumo foi de 70 mil metros cúbicos num só dia.

O governo federal irá apoiar a transferência dos pacientes, em aviões militares. O secretário nacional de Atenção Especializada em Saúde, Franco Duarte, disse que serão transferidos pacientes com quadros "moderados", que exigem uso de oxigênio, mas têm ainda condições de serem transportados.

+VÍDEOS