protesto

Protesto bloqueia os dois sentidos da Avenida Recife

Moradores da Comunidade Sítio Santa Francisca, em protesto, atearam fogo em pneus na Avenida Recife; confira o motivo

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/02/2021 às 14:30 | Atualizado em 30/12/2022 às 6:13
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um protesto por volta das 7h desta sexta-feira (12) bloqueou os dois sentidos da Avenida Recife, na Zona Sul do Recife.

Isso porque moradores da Comunidade Sítio Santa Francisca atearam fogo em pneus na via. A fumaça tomou conta de toda a área.

Eles denunciam que receberam uma ordem de despejo da prefeitura e que não houve negociação. Em vários momentos do protesto, houve bate boca e princípios de enfrentamento com a polícia.

Para sinalizar que não deixariam o local, os moradores algumas vezes deram as mãos e sentaram na via.

A dona de casa Isabela da Silva, está grávida de cinco meses. Ela afirma que não sabe onde morar.

Já a dona de casa, Mercia Rodrigues, de 60 anos, residia há 30 anos na comunidade e exigia mais respeito da prefeitura. O Corpo de Bombeiros chegou por volta das 8h para apagar o fogo e liberar a via.

O engarrafamento formado foi gigante e o protesto dividiu opiniões entre os motoristas. O trânsito foi liberado às 8h30.

Após a manifestação, a equipe de reportagem da TV Jornal foi até o Sítio Santa Francisca.

Por entre os becos e casas humildes, a realidade de 205 famílias que terão que terão que deixar o local. A vida delas agora vai ser dos trilhos.

Nota da Prefeitura do Recife sobre protesto na Avenida Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Habitação e de Política Urbana e Licenciamento, recebeu no último dia 5 de fevereiro uma comissão de moradores da comunidade Sítio Santa Francisca e ouviu suas demandas.

Ciente de que o pleito exposto pela população é de competência exclusiva do Governo Federal, tendo em vista de que o terreno onde vivem as famílias pertence à Transnordestina e que a União é a autora do pedido de reintegração de posse.

Mesmo assim, a gestão municipal se prontificou em articular junto aos órgãos competentes uma solução pacífica, de modo a não colocar em risco as vidas das famílias, sobretudo nesse momento de pandemia, em que são exigidos protocolos sanitários de prevenção ao vírus.

A Prefeitura reforça que está aberta ao diálogo para mediar conflitos de interesse da população.

+VÍDEOS