DESCASO

Terminal Integrado Cosme e Damião, na Zona Oeste do Recife, sofre com abandono e acumula problemas

O Terminal Integrado Cosme e Damião foi inaugurado em 2014, para a Copa do Mundo, e custou R$ 20 milhões, mas o investimento não foi revertido em qualidade para os passageiros dos ônibus e do metrô

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/05/2021 às 13:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Terminal Integrado Cosme Damião, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, vem sofrendo com abandono e acumula diversos problemas. O TI foi inaugurado em 2014, para a Copa do Mundo, e custou R$ 20 milhões, mas o investimento não foi revertido em qualidade para os passageiros dos ônibus e do metrô.

Um dos problemas no terminal é a vegetação, que toma conta de tudo. No local, cavalos e cachorros também são comuns, o que podem provocar acidentes, porque ficam geralmente na entrada e saída dos ônibus. A guarita de segurança, que está fechada, quase foi engolida pelo mato.

A equipe de reportagem da TV Jornal encontrou também muita pichação, tanto na parte externa quando interna do terminal. Na plataforma, foram flagrados bancos de madeira quebrados. No banheiro masculino, as portas também estavam quebradas. Os moradores reclamam também dos ônibus, pois apenas duas linhas operam no terminal. Quem utiliza o TI com frequência denuncia a demora entre as viagens.

O Terminal Integrado Cosme Damião, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, vem sofrendo com abandono e acumula diversos problemas
O Terminal Integrado Cosme Damião, localizado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, vem sofrendo com abandono e acumula diversos problemas
Reprodução/TV Jornal

Metrô

O acesso à estação do metrô é outro problema. Segundo moradores, a falta de iluminação tem provocado assaltos e violência, o que causa a sensação de insegurança.

>> T.I Joana Bezerra reforça segurança e fiscalização de passageiros

A equipe de reportagem encontrou ferragens expostas. A estação de metrô também tem problemas. Vegetação, pichação e muita infiltração. Motos e bicicletas passam em um local onde deveriam transitar apenas pessoas. As lixeiras estão quebradas, e o corrimão de acesso à estação foi roubado. A obra sequer terminou completamente.

>> Grande Recife Consórcio anuncia reforço de ônibus, mas passageiros ainda reclamam

Grande Recife

Em nota, o Grande Recife Consórcio disse que vai reforçar a fiscalização das linhas para verificar a denúncia de demora no intervalo entre os ônibus. O órgão disse ainda que vai enviar equipes ao local para verificar os outros problemas mostrados na reportagem. Quanto à capinação da área, ela está programada para este mês de maio.

CBTU

Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que vem instalando calhas para direcionar as águas das chuvas, e que tem retirando as ferragens expostas.

>> Usuários de transporte público fazem protesto e bloqueiam Terminal Integrado de Igarassu

Nota da Polícia Militar

Sobre A insegurança, a Polícia Militar disse que o policiamento na área é feito pelo 12º Batalhão, com viaturas e motos, e que houve uma redução de 69% nos índices de crimes violentos contra o patrimônio na região, em relação ao mesmo período do ano passado. A PM também reforça a importância do registro de ocorrências, pelo 190.

+VÍDEOS