CHOQUE ELÉTRICO

Após morte de mulher por choque elétrico em Olinda, moradores da área temem risco

Na manhã desta quinta-feira (6), a área, que fica próxima a uma parada de ônibus, amanheceu seca.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/05/2021 às 12:30
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

A tragédia que resultou na morte da doméstica Sandra Helena Freitas da Silva, de 56 anos, chocou vários moradores. A mulher pode ter sido vítima de uma descarga elétrica quando passava por uma área alagada, nessa quarta-feira (5), no bairro do Varadouro, em Olinda, Grande Recife. O acidente acendeu o alerta para o risco de choque em áreas públicas que possuem fiação subterrânea e ficam com água acumulada em dias de chuva.

Segundo testemunhas, a doméstica estaria indo ao trabalho quando teria pisado na caixa que estaria coberta pela água acumulada por causa da chuva e liberando energia para a superfície. Há indícios de que ela teria recebido uma descarga elétrica e morreu no local.

Na manhã desta quinta-feira (6), a área, que fica próxima a uma parada de ônibus, amanheceu seca. De acordo com o frentista Benício Braz, que passa sempre pelo local, o acidente poderia ter sido evitado. Segundo ele, o problema já estaria ocorrendo desde a última segunda.

Alerta

O caso acende um alerta. Com os constantes roubos de fios de energia e chegada do período chuvoso na Região Metropolitana do Recife, que causa alagamentos nas ruas e avenidas, pedestres podem ficar expostos ao risco de acidentes com choques elétricos. Por isso, é necessário bastante atenção para evitar acidentes.

Reclamação

A auxiliar de departamento pessoal, Bruna Carvalho, reclama que deveria haver uma melhor sinalização em locais onde há a passagem de energia.

Alto risco

De acordo com o representante da Celpe, além do roubo de fios as ligações clandestinas podem representar um alto risco de acidentes com choques elétricos.

Nota da Celpe na íntegra

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que uma equipe técnica retornou à Avenida Olinda, no Varadouro, na manhã desta quinta-feira (06), para realizar novas inspeções nas caixas de passagens de cabos subterrâneos. A verificação preventiva identificou ações de vandalismo e constatou registros de furtos de fiação na área. A empresa reitera que apenas profissionais da Celpe estão capacitados e autorizados a intervir nos sistemas de distribuição de energia. A concessionária reforça que intervenções indevidas na rede elétrica colocam em risco a vida de quem pratica a irregularidade e de toda a sociedade.

Perícia

Em relação ao acidente que resultou na morte da doméstica, o laudo da perícia feita no local deve ficar pronto em até 30 dias.

+VÍDEOS