Denúncia

Angústia toma conta de família que luta por leito de UTI para bebê de apenas 21 dias no Recife

Segundo o pai da criança, apesar da urgência por leito de Terapia Intensiva Neonatal, todas as vagas estão ocupadas no Hospital Barão de Lucena

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/05/2021 às 13:50
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma família sofre com a angústia, diariamente, à fim de conseguir um leito de UTI para um bebê de apenas 21 dias de nascido. A criança está intubada, em estado grave, na Emergência Pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no Recife. De acordo com o pai da criança, Thiago Monteiro, o bebê apresentou na última terça-feira (4), cansaço, muita secreção e dificuldade para respirar.

Ao ver a situação delicada do bebê, a família decidiu levá-lo a UPA de Engenho Velho, em Jaboatão. No local, os médicos teriam afirmado que o quadro dele exigia um suporte médio maior, sendo necessário transferi-lo ao Hospital Barão de Lucena. Mesmo diante da gravidade, para a surpresa do pai, o bebê de apenas 20 dias de vida encontra-se na emergência pediátrica do hospital por falta de vaga na UTI Neonatal.

A família já tem um documento assinado por um dos médicos da unidade para encaminhar o caso ao Ministério Público de Pernambuco. Mas enquanto um leito de terapia intensiva não surge, o pai teme uma piora no estado de saúde. Segundo ele, mesmo o filho tendo testado negativo para a covid-19, o risco de contrair o vírus ainda preocupa, já que o menino estaria em uma ala com muitas crianças de quadro semelhante.

>>Em estado grave com covid-19, bebês esperam por vagas em UTI de hospital no Recife

Problemas no hospital

Esta não é a primeira vez que o Hospital Barão de Lucena é criticado por acompanhantes de pacientes. Na semana passada, a TV Jornal mostrou a denúncia de várias pessoas relatando problemas na unidade.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco tem acompanhado de perto a situação e relata alta demanda de pacientes na unidade e falta de equipamentos.

Nota do Hospital

Em nota, a direção do Hospital Barão de Lucena reconheceu a grande demanda de pacientes mas afirmou que vem garantindo o suporte necessário a todos que dão entrada na emergência. A unidade negou a falta de kits para intubação, insumos ou medicamentos e disse que aqueles que precisam de uti, enquanto aguardam um leito, recebem a devida assistência.

Sobre a denúncia de casos suspeitos de covid na emergência, a unidade afirmou que todo paciente com quadro de síndrome respiratória aguda grave precisa ficar em ala específica para realização de exame e aguardar a confirmação ou não da doença.

Caso seja descartada, há transferência para ala não covid. A direção comunicou ainda que a equipe de plantonistas foi reforçada em 75% para atender a demanda, que normalmente é maior entre os meses de março e junho, quando há aumento na incidência de vírus respiratórios.

+VÍDEOS