Comunidade

Em período de chuvas fortes, moradores sofrem com alagamentos constantes no bairro da Várzea

Moradores do Loteamento Nova Morada, na Várzea, Zona Oeste do Recife, não conseguem transitar a pé nem de carro na área.

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 12/08/2021 às 19:09 | Atualizado em 17/02/2022 às 20:53
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O período de chuva é um momento complicado para os moradores da Rua Tabelião João Roma, no Loteamento Nova Morada, localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.

As ruas do local ficam intransitáveis, cheias de poças de água que geram enormes alagamentos e problemas para as pessoas que precisam passar por lá.

Iasmim Miranda, uma técnica de enfermagem que mora na comunidade há um ano, conta que não imaginava os transtornos que iria passar no local.

"Quando eu vim pra cá não era tempo de chuva, aí ainda dava pra passar. Mas nesse tempo de chuva nenhum carro quer entrar, todo mundo reclamando", conta a mulher que complementa dizendo que quando chove muito chega a entrar água dentro de casa.

Reformando as casas

Devido a situação os moradores do loteamento precisam reformar suas casas para impedir que a água invada em dia de chuva forte.

"Já aumentei minha faixada três vezes, inclusive agora está alta e tem uma rampa para entrar. E acho que a gente paga nossos imposta e deveria ter uma recompensa com relação a isso", ressalta a assistente social Gilicleide Silva.

Os moradores contam as dificuldades existentes para quem precisa transitar no local de carro ou até mesmo a pé, como é o caso do aposentado Jessé Batista, que tem uma deficiência em uma das pernas.

"Para sair de casa eu tenho medo de levar um tombo e me acidentar", disse o homem.

Nota da EMLURB

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que vai enviar uma equipe ao local e incluirá a via na programação de terraplanagem do órgão.

A Prefeitura acrescenta que trata a pavimentação das vias da cidade como prioridade. Só este ano, já foram entregues 62 ruas pavimentadas e a gestão municipal está em busca de recursos para realização de obras em mais locais.

No Loteamento Nova Morada, por exemplo, está sendo feita a pavimentação e drenagem da Rua Vereador Rubens Gamboa, com investimentos de R$ 2,3 milhões.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife orienta que, nesse tipo de situação mostrada pela reportagem, a população acione a Vigilância Ambiental do município.

A Sesau aproveita para explicar que, além do trabalho de rotina diário nos oito distritos sanitários da capital para controle de mosquitos e outras pragas, a Vigilância Ambiental do município também realiza visita em todos os locais denunciados pela população.

Por isso, é necessário que as denúncias sejam feitas, primeiramente, no aplicativo Conecta Recife ou na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

+VÍDEOS