olinda

Ladeiras históricas de Olinda são alvo de pichações

Ruas históricas de Olinda vêm sendo algo de pichações. A pena para esse tipo de delito é detenção de seis meses a um ano, além de multa.

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/02/2021 às 12:58 | Atualizado em 31/10/2022 às 12:54
WELINGTON LIMA/TV Jornal
FOTO: WELINGTON LIMA/TV Jornal

As históricas ladeiras de Olinda vêm sendo alvo de pichações. Um dos cartões postais de Pernambuco e do Brasil está marcado pelo vandalismo. 

Na entrada da cidade, o Prédio dos Correios está todo manchado.

Mais na frente, na Rua do Sol, onde fica a Praça do Carmo, ponto de encontro de foliões na época de carnaval, as duas estátuas que representam o tempo da maçonaria também não escaparam da ação dos vândalos.

Já na ladeira do Bonfim e nos Quatro Cantos, é possível encontrar mais pichações nos muros das casas.

Tristeza dos moradores de Olinda

Diante de tanto descaso, o sentimento dos moradores é de tristeza. Ivanildo Marinho é taxista e mora na cidade há 40 anos. Ele disse que este tipo de crime sempre existiu, e que as providências demoram a ser tomadas.

Já o guia turístico, German Gonzales, há quase 20 anos trabalha na cidade, e afirma que os visitantes questionam a sujeira.

Pichação é crime

Pichar edificação ou monumento urbano é crime e está na Lei Federal Ambiental de 1998, que determina multa e detenção, de três meses a um ano de reclusão, para quem for pego cometendo o ato.

Em nota a Prefeitura de Olinda disse que quem for pego pichando prédios históricos e tombados pode ser preso por seis meses a um ano, além de precisar pagar multa.

Denúncia de vandalismo e pichações

Ainda segundo a Prefeitura, a Secretaria de Segurança Urbana tem uma ronda específica para fiscalizar esse tipo de crime, que funciona 24 horas. O monitoramento também é feito por câmeras de segurança.

Quem quiser denunciar pichações pode ligar para o número 153, da Guarda Civil Municipal.

Pichações no Recife

Quem circula pelas ruas da capital pernambucana encontra o Recife mais feio, sujo e com várias pichações.

As marcas do absurdo são vistas por todo canto, seja em prédios, praças ou pontes. Além disso, as pichações fazem o Recife agonizar e pedir socorro.

+VÍDEOS