Despedida

'Para sempre um guerreiro' diz viúva de PM morto em ação no Agreste

Uma ação da polícia, após o assassinato do policial, terminou com oito pessoas mortas, entre elas um vereador de Betânia, no Sertão

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/07/2019 às 10:11
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O soldado da Polícia Militar morto nessa segunda-feira (1º), durante um confronto em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, foi sepultado nessa terça-feira (2). O velório de André José da Silva, 32 anos, aconteceu no município de Santa Maria do Cambucá, também no Agreste.

Durante a cerimônia, no Sítio Juliana, a viúva Dimitra Silva afirmou que ele era um guerreiro e sempre tinha sonhado com a carreira. "Para sempre um guerreiro. Era o sonho dele e ele honrou ela [a farda] até o final. Até mesmo com o risco da própria vida", desabafou, emocionada.

>> Sob forte comoção, PM morto em Santa Cruz do Capibaribe é enterrado

>> Vereador de Betânia está entre envolvidos na morte de PM em Santa Cruz

>> Oito pessoas morrem em ação na Paraíba por causa de assassinato de PM

O enterro

O sepultamento do policial aconteceu no cemitério de Santa Maria do Cambucá, também no Agreste, e contou com homenagens dos colegas de farda. André tinha quase dois anos de serviços prestados à corporação.

O corpo do soldado, saiu em cortejo pelas ruas da cidade. Centenas de pessoas acompanharam todo o trajeto, que foi marcado por muita tristeza, homenagens e lágrimas de familiares e amigos de farda.

O caso

Na tarde dessa segunda, quatro homens armados assaltaram uma casa lotérica e um mercado no bairro Dona Lica, em Santa Cruz do Capibaribe, e foram perseguidos por uma viatura da Polícia Militar. A viatura foi atingida por vários disparos. O soldado André José da Silva, 32 anos, que dirigia a viatura, foi ferido e não resistiu. O corpo dele está sendo velado na zona rural de Santa Maria do Cambucá.

Já o PM que estava no banco do passageiro, Moacir Pereira, 47, ficou ferido, mas conseguiu sair do veículo. Ele foi levado para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe para receber atendimento e depois transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA). Os assaltantes fugiram. O carro deles foi encontrado abandonado em Barra de São Miguel, na Paraíba.

Suspeitos mortos

Na madrugada dessa terça-feira (2), uma operação envolvendo órgãos de segurança de Pernambuco e da Paraíba conseguiu localizar os suspeitos da investida criminosa que resultou na morte do soldado. Ao ser encontrada no estado vizinho, a quadrilha interestadual especializada em assaltos a bancos reagiu atirando. No confronto, morreram oito suspeitos, sendo seis homens e duas mulheres. Na operação, foram apreendidos o dinheiro do roubo em Santa Cruz do Capibaribe, duas pistolas 380, dois revólveres 38 e uma espingarda calibre 12 de repetição, a mesma utilizada na ação do dia anterior. Um vereador de 29 anos do município de Betânia, Sertão de Pernambuco, está entre os mortos.