Longa Manus

Prefeito de Catende tem família envolvida em nova operação policial

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/08/2016 às 7:37

-TV Jornal / Arquivo / Operação Tsunami

Um desdobramento da Operação Tsunami, da Polícia Civil, que investiga fraudes em licitações na prefeitura de Catende e prendeu o prefeito Otacilio Carvalho (PSB), foi desencadeada na manhã desta sexta-feira (19) nas cidades de Catende, Zona da Mata Sul de Pernambuco, Itamaracá, na Região Metropolitana, e Recife.

Denominada Longa Manus, a operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva. Os alvos foram Paulo Augusto Cordeiro, Miguel Alves Cordeiro Filho, filho e sobrinho do prefeito de Catende, o tenene-coronel da reserva Adalberto Carvalho de Souza, que já estão presos, e Jaqueline, Mikaela e Eliane, filha e empregadas do prefeito, respectivamente.

De acordo com a polícia, o grupo estaria dificultando e prejudicando as investigações da Operação Tsunami, que já identificou um prejuízo de mais de R$ 5 milhões nas contas públicas do município de Catende.

Ao todo, 78 policiais civis e 25 policiais militares participaram da Operação Longa Manus, que iniciou as investigações há três meses. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife.



Operação Tsunami - Em junho deste ano, a polícia prendeu o prefeito da cidade de Catende Otacilio Carvalho (PSB), suspeito de liderar uma quadrilha que fraudava contratos do município. Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de condução coercitiva, nas cidades de Catende, Palmares, Cupira, Altinho, Quipapá e Recife.

Nas buscas, a polícia apreendeu documentos, armas de fogo, computadores e dois sacos de dinheiro, que estavam escondidos em um armário. Em coletiva, a polícia divulgou que o grupo teria provocado um prejuízo de mais de R$ 5 milhões.