Procissão encerra 113ª Festa de Nossa Senhora da Conceição no Morro

Da Editoria Cidades
Da Editoria Cidades
Publicado em 08/12/2017 às 12:00

-Foto: Ashlley Melo/JC Imagem

A partir das 15h desta sexta-feira, 8 de dezembro, devotos de Nossa Senhora da Conceição acompanham procissão em homenagem à santa na cidade do Recife. A caminhada de quase 7,5 quilômetros começa no Bairro do Recife, próximo ao Forte do Brum, e termina no Morro da Conceição, bairro da Zona Norte, com a presença de aproximadamente 300 mil pessoas.

Participar de uma procissão não é apenas seguir a imagem de uma santa, o ritual tem um sentido mais profundo. “É a manifestação pública da nossa fé, nós estamos dizendo, ali, que a nossa fé não é professada só dentro da igreja”, declara padre José Ulysses da Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que organiza a caminhada.

A procissão, acrescenta padre José Ulysses, é também uma experiência de fraternidade. “Há uma certa igualdade nesse cortejo. Somos todos caminhantes e peregrinos. E um ajuda o outro a seguir em frente. É uma experiência humana muito bonita. Simbolicamente, significa que Deus caminha conosco ao longo da nossa existência”, afirma.

“A fé é o que me move a acompanhar a procissão de Nossa Senhora da Conceição”, declara a diarista Cremilda Santos, 66 anos, moradora do bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife. “A caminhada do Forte do Brum para o Morro não é fácil, principalmente na minha idade. Mas eu me sinto renovada para trabalhar no outro dia” diz Cremilda.

Ela sobe o Morro todos os dias, desde a abertura da 113ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, em 29 de novembro último. “Vim para todas as novenas e encerro minha batalha amanhã (08/12) com a procissão”, comenta a diarista. Pedagoga em Olinda, Albani Correia, 48, também vai seguir a procissão do dia 8 de dezembro, dedicado à mãe de Jesus.

Ato de fé

“A caminhada é uma penitência e também um ato de fé, andar em grupo tem um sentido de unidade e de comunhão. A coletividade, quando todos que andam juntos têm o mesmo objetivo, renova as esperanças na vida”, destaca Albani Correia, depois de participar, no fim da manhã desta quinta-feira (07/12), de missa no Santuário do Morro da Conceição.

Este ano, a procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição será animada por quatro trios elétricos. O andor com a imagem da santa seguirá pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e Estrada do Morro da Conceição (descida do ônibus), até a praça da comunidade, onde o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará missa campal, às 18h30.

Na expectativa de ainda receber peregrinos depois do fim da festa, o santuário realizará três missas extras no fim de semana. São quatro celebrações no sábado (09/12), às 7h, 10h30, 16h e 19h (duas a mais) e quatro no domingo (10/12), às 7h, 9h, 11h e 19h (um acréscimo), avisa padre José Ulysses. Cerca de 1,5 milhão de pessoas é o público estimado nos dez dias da festa.