Economia

Alta do dólar eleva preço de produtos como gasolina e pão no Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 22/05/2018 às 9:00

-Reprodução/TV Jornal

A alta do dólar gerou aumento nos preços de produtos essenciais para o brasileiro. Para muitos motoristas, o vilão da vez é o preço alto da gasolina. Apenas na semana passada foram registrados cinco reajustes seguidos. No acumulado dos últimos sete dias, a alta chega a 6,98%. A reclamação é unânime entre os condutores. “Eu estou abastecendo o mesmo valor, porém a quantidade de combustível é menor e eu acabo rodando menos com o litro”, explica Jeyson Santos, que está desempregado.

A realidade de Jeyson é como a de muitos motoristas, que até vislumbram uma possibilidade de utilizar o transporte público. “Esse é infelizmente um meio de transporte que não tem qualidade, mas é o jeito”, afirma o trabalhador em logística Flávio Henrique. Uma das justificativas para o preço é a alta da moeda norte-americana. O Brasil importa muitos produtos brutos essenciais, como por exemplo o petróleo. Com o pagamento a mais pelos produtos, o custo é sentido no bolso do consumidor.

Pão

Entre outras mercadorias que sofrem com estas mudanças estão o pão, já que o trigo, sua matéria prima, também é importado. Além desse fato, é preciso considerar a queda na produção de trigo no país e na Argentina, principal fornecedor do produto para o Brasil. O reajuste do alimento deverá ser feito nos próximos dias.

“Algumas padarias já estão trabalhando com esse reajuste, é algo em torno de 5%. Acreditamos que quem ainda não aderiu, deverá aumentar esta semana, porque não conseguimos suportar mais”, explica o Presidente da Associação dos Panificadores de Pernambuco, João Galdino.

Dólar

De acordo com a economista Mabel Carmona, a realidade do dólar não deve melhorar nos próximos meses, o que dificulta ainda mais reter esses aumentos de preço no Brasil, principalmente diante da atual política de juros do país. Essa situação faz com que investidores migrem para o mercado norte-americano. “Isso faz com que a presença da moeda estrangeira na nossa economia diminua, causando a alta do dólar”, explica. Ela revela que a única forma de driblar esses preços é pesquisar: