Desnutrição

Mais de 139 mil crianças estão abaixo do peso no Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/12/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Mais de 18 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em casas sem renda suficiente para comprar uma cesta básica. Em 2017, mais de 139 mil crianças foram encontradas abaixo do peso no país. Dessas, mais de 66 mil são do Nordeste, o que representa um total de 47,7% de crianças que precisam de atenção. Com o aumento da extrema pobreza, o mapa da fome ameaça levar o Brasil de volta a um patamar indesejado.

Desde 1990, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), elabora o Mapa da Fome no mundo. Os países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que é recomendado entram nessa lista. O Brasil saiu dela pela primeira vez em 2014, mas, segundo especialistas, está muito próximo de voltar a aparecer neste mapa.

Há mais de 20 anos, o Brasil também não apresentava taxa de mortalidade infantil, mas entre 2015 e 2016, a taxa subiu em quase 5%. Para muitos especialistas, a causa dessa queda é a crise econômica que o país enfrenta, vindo com ela os cortes de saúde e programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família.

Dificuldade para conseguir alimentação

A dificuldade e a batalha para conseguir garantir uma refeição no dia faz parte da rotina de Elaine e Leandro. Ambos vivem em São Paulo, com seus quatro filhos. Eles estão desempregados há três anos, e para manter a família unida e garantir um pouco de alimentação para as crianças, se mudaram para a casa da mãe de Leandro, mas a situação não se tornou melhor.

“Chegar a um ponto de você olhar e falar: ‘Não tem leite. Meu pai, e agora?’”, conta Elaine. Segundo ela, nem sempre há alimentação completa, por isso, os filhos frequentam diariamente um Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). No local, as crianças conseguem recuperar seus pesos ideais e ingerir vitaminas essenciais para seu crescimento.

A pediatra do centro, Viviane Nassif, explica que o trabalho deles é combater a desnutrição. Segundo ela, a criança que cresce subnutrida, sem a ingestão de ferro e outras vitaminas, tem, comprovadamente, um menor desempenho escolar.

Pobreza

Atualmente, no Brasil, mais de 15 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza, um aumento de 13% entre os anos de 2016 e 2017. “O Brasil havia saído do Mapa da Fome demonstrando que um investimento progressivo no desenvolvimento das famílias mais vulneráveis, olhando pelo aspecto de garantir alimentação a essas famílias, estava sendo feito de forma continuada. Agora a gente começa a perceber um pequeno aumento nas taxas de mortalidade infantil e de desnutrição”, explica a profissional Denise Cesário, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.