Entenda a cobrança

IPTU 2019 sofre reajuste de 4,56% em Jaboatão, Olinda e Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/01/2019 às 10:40

-Reprodução/TV Jornal

Os carnês do IPTU começaram a chegar a Recife, Jaboatão e Olinda, na Região Metropolitana. O Imposto Predial e Territorial Urbano de 2019 foi calculado e essa regiões sofreram um reajuste de 4,56%. O percentual é calculado de acordo com o índice de preços ao consumidor, o IPCA, acumulado entre os meses de novembro de 2017 e outubro do ano passado.

Quem já recebeu o carnê sentiu a mudança e o peso dos novos valores. Segundo o gerente da Secretaria de Finanças do Recife, o contribuinte que estiver em dia com o município pode pagar a cota única, com 10% de desconto, ou parcelar em até 10 vezes, com 5% de desconto, se pagar até o dia do vencimento. A data limite da primeira parcela é 10 de fevereiro.

Como verificar o valor ou recorrer?

Se o contribuinte não concorda com os valores e deseja contestar, pode fazer a queixa pelo site do governo, no link do Portal da Secretaria de Finanças: www.recife.pe.gov.br. Lá, é possível acessar o IPTU e depois extrato de débito do imóvel. Para ter acesso ao valor do IPTU, é preciso informar o número do sequencial do imóvel.

O que deve ser feito?