Alerta

Saiba quais os perigos do slime para crianças e adolescentes

O slime, a nova mania da garotada, tem duas versões: a industrializada e a caseira

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 27/05/2019 às 10:35
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Uma mãe usou as redes sociais, na última quarta-feira (22), para contar que a filha foi intoxicada ao produzir slime, uma massa colorida de aspecto gosmento. Esse caso teve muita repercussão e acendeu um alerta para os pais, que estão preocupados.

Slime caseiro

A nova mania da garotada tem duas versões: a industrializada e a caseira. O slime pode ser feito com ingredientes fáceis de encontrar em casa, como cola branca, hidratante E creme de barbear. No entanto, outros produtos também podem ser adicionados à mistura e é ai que mora a preocupação dos pais.

Algumas dessas substâncias "extras" podem causar queimaduras, intoxicação e até alergias, como o bórax, um composto químico utilizado para limpeza. Ele é aplicado no slime para dar mais consistência e pode ter motivado a internação de uma menina de 12 anos, em São Paulo, na semana passada.

Alerta

O bórax não é regulamentado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em brinquedos. A substância pode ser absorvida e provocar tonturas e vômitos. A melhor opção para as crianças é dar preferência ao slime testado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) .