Dia Mundial dos Oceanos

Palestra no RioMar discute e faz alerta sobre poluição marinha

Evento reuniu especialistas em biologia e conservação de ambientes marinhos no Teatro RioMar, na Zona sul do Recife

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A 4ª edição do Projeto Conexão Sustentável RioMar aconteceu na noite dessa segunda-feira (3), no Teatro do RioMar Recife, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade. Visando a apresentar os problemas da vida marinha, debater sobre a poluição causada por plásticos nos oceanos e propor ações para reverter esses impactos, a palestra reuniu especialistas em biologia e conservação de ambientes marinhos.

Estiveram presentes no evento o surfista e ativista Carlos Burle, a idealizadora do movimento "Menos 1 Lixo", Fe Cortez e o biólogo e analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, Vinícius Nora.

Confira

Dia Mundial

A temática do evento homenageia o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no próximo sábado (8) e definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

Lixo nos mares

A grande quantidade de lixo nos oceanos prejudica a rotina dos animais marinhos. "Identificamos 270 espécies que sofrem algum tipo de dano ou morte relacionada ao plástico", informou o biólogo Vinícius Nora. A criadora do Projeto Menos 1 Lixo, Fe Cortez, completou "Se não mudarmos nossos hábitos de consumo, teremos mais plásticos do que peixe nos oceanos, em 2050".

Morte pela poluição

No mês de março, uma tartaruga de cerca de 40 quilos foi encontrada morta na praia de Bairro Novo, em Olinda. Ela foi resgatada por comerciantes da área, que acreditam que ela tenha vindo a óbito devido a poluição, devido a uma bola de tênis ensanguentada estar próxima ao animal.