Capacitação

Governo Federal lança programa de ensino técnico

Com informações da Agência Brasil

TV Jornal/ Com informações da Agência Brasil
TV Jornal/ Com informações da Agência Brasil
Publicado em 20/12/2016 às 16:05

-Foto: Agência Brasil

Foi anunciado nesta terça-feira (20) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao lado do presidente Michel Temer a liberação de R$ 850 milhões para o ensino técnico e para criação de escolas de tempo integral.

No ensino técnico foi criado o programa derivado do Pronatec, o Mediotec que antecipa as mudanças estabelecidas na Medida Provisória 746/2016, onde o estudante pode escolher uma trajetória de formação nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da formação técnica e profissional trazendo a dupla certificação: o estudante conclui tanto o nível médio como o nível técnico. Cerca de 82 mil vagas serão ofertadas já em 2017.

De acordo com o MEC, R$ 700 milhões serão liberados ainda este ano para os estados e em Janeiro para instituições privadas, Sistema S e institutos federais que possuam oferta de ensino técnico. Além disso, acrescentou, a verba servirá para estimular colégios a ter aulas em tempo integral.

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o programa dá mais autonomia para que os jovens possam definir o seu futuro do ponto de vista educacional das escolas de formação do nosso país. Além disso destacou que no Brasil cerca de 8,4% das matrículas do ensino médio estão articuladas a cursos de formação técnica. A porcentagem está aquém de países europeus, onde cerca de 40% das matrículas recebem essa formação.

Com o programa, o MEC retoma o crescimento da oferta de ensino técnico concomitante ao ensino médio. Em 2015, foram ofertadas 44 mil bolsas para estudantes do ensino médio. Em 2016, esse número caiu para 9,1 mil, segundo o ministério. "Vamos dobrar a oferta em relação a 2015 e aumentar em quase dez vezes o que foi ofertado em 2016", diz Mendonça Filho.