Tráfico de drogas

Cerca de 55 mil pés de maconha são erradicados em operação policial

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/08/2018 às 9:15

-Reprodução/TV Jornal

Cerca de 280 quilos de maconha pronta para consumo e comercialização foram apreendidos, 500 mudas e 55 mil pés da planta foram erradicados pela polícia. A operação aconteceu na Zona Rural de Orocó, no Sertão de Pernambuco, e no município de Ilha Redonda-Curaçá, na Bahia. De acordo com a Polícia Federal, não houve prisão, mas as investigações continuam.

A operação faz parte de uma ação conjunta das Polícias Federal e Civil em Pernambuco e na Bahia. Segundo a PF, ao chegar ao local, todo o plantio foi incinerado e as drogas apresentadas na Delegacia de Salgueiro. Caso o terreno possua algum proprietário, este poderá ser indiciado por tráfico de drogas, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão, e também poderá perder a sua propriedade para a reforma agrária.

-Reprodução/TV Jornal

Efeitos

As constantes operações policiais de erradicação de maconha no Sertão de Pernambuco não tem dado tempo aos traficantes daquela região para produzirem as drogas em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação da droga do Paraguai.

De acordo com a polícia, caso os 55 mil pés fossem colhidos, daria para fazer quase 18 toneladas de maconha. O desabastecimento dos pontos de venda de drogas é um dos intuitos da ação, evitando assim que as taxas de assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, e outros crimes relacionados ao tráfico diminuam.