Vacinação

Jaboatão inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/09/2018 às 20:05

-Divulgação

Iniciou nesta terça-feira (4) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovida pela Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes. A operação visa manter o histórico do município, que não registra casos de raiva animal desde 2004, e de raiva humana desde 1999.

Ao todo, 210 postos de atendimento espalhados por todas as sete regionais da cidade, entre unidades de saúde, escolas, associações de moradores, estarão disponíveis à população. A vacina é gratuita e tem como meta imunizar 66.812 cães e 19.565 gatos, um total de 86.377 animais.

Apesar de frear a incidência da raiva em Jaboatão, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do comparecimento de donos de animais aos postos de vacinação até o dia 15 de outubro, para imunizar devidamente os pets.

A campanha será dividida em três fases, com o acompanhamento de 650 profissionais entre: vacinadores, coordenadores, supervisores, motoristas e voluntários.

A raiva e seus sintomas

A raiva é uma doença que acomete humanos e animais, transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreção de animais infectados. Tem como sintomas a encefalite progressiva e aguda, apresentando letalidade de quase 100% dos casos. Cães e gatos são a principal fonte de infecção do vírus nas áreas urbanas do Brasil.

Palavras do secretário

“É de extrema importância que donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de atendimento que estamos disponibilizando. A vacina é gratuita e é única forma de evitar a infecção pelo vírus da raiva. Nossas equipes estão de prontidão e vamos trabalhar para atingir a meta”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima.