RECIFE

Procissão e missa encerram a festa de Nossa Senhora da Conceição

TV Jornal / Amanda Rainheri
TV Jornal / Amanda Rainheri
Publicado em 09/12/2018 às 17:30

-Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

A devoção por Nossa Senhora da Conceição arrastou uma multidão de fiéis pelas ruas do Recife na tarde deste sábado (8), durante a procissão de encerramento da 114ª edição da Festa do Morro. A caminhada, que iniciou às 15h no Forte do Brum, no Bairro do Recife, terminou no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte da capital, com uma missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A estudante Emília Juliana Barbosa, 26 anos, acompanha a procissão todos os anos. Hoje, realizou o percurso de mais de seis quilômetros por um motivo especial. “Meu bebê nasceu em 16 de novembro do ano passado, com um pouco de sopro no coração e precisou ficar internado. Pedi à Nossa Senhora que nos permitisse passar o Natal em casa. Se fosse atendida, prometi que traria ele todos os anos junto comigo. Agora estou cumprindo.”

Foi a gratidão que levou a auxiliar administrativa Maria de Fátima Souza, 44, a acompanhar pela primeira vez a procissão. “Sempre fui devota, graças à minha mãe. Ela era tão apegada à Nossa Senhora da Conceição que faleceu no dia da santa. Hoje vim agradecer um graça concedida ao meu esposo, mas coloco ela sempre em minhas orações. Maria é uma grande intercessora.”

“A procissão é o encerramento de todo o novenário, de tudo o que foi feito lá no alto do Morro. São milhares de pessoas que passaram por lá e que hoje estão unidas em caminhada. É uma homenagem a Nossa Senhora, mãe de Jesus, mas é também uma grande confraternização, um momento de alegria, de se sentir um povo de Deus que caminha junto. Quando a gente anda sozinho, nunca consegue alimentar muito a nossa esperança. Essa é uma caminhada de paz, de solidariedade, de confraternização. A procissão é o ponto alto de uma grande festa”, resume o padre José Ulysses da Silva, reitor do santuário.