Cuidados com a pele

Saiba como cuidar melhor da pele e evitar queimaduras nesse verão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/12/2018 às 21:00

-Pixabay

Com a chegada do verão, a necessidade de cuidar da pele só aumenta. Afinal, as temperaturas em áreas litorâneas, nesta época do ano, principalmente no Recife, estão cada vez mais altas. Dados do Instituto nacional do câncer (Inca), apontam o câncer de pele como um dos mais frequentes no Brasil e chega a corresponder a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

De acordo com a dermatologista Lígia Guedes, a população normalmente não consegue perceber quando os raios de sol estão mais intensos. "Portanto, é necessário que haja uma maior atenção na hora de cuidar da pele, já que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de pele é de mais de 165 mil", declarou.

Outra preocupação, de acordo com a dermatologista, deve ser com relação às queimaduras na pele, já que é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. "O horário mais seguro para exposição solar ainda é antes das 10h e depois das 16h, pois é neste esse período que há menor radiação UVB. Mesmo em outros períodos recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 30 ou superior. E, quando falamos de criança, o cuidado é ainda maior. O filtro solar deve ser colocado a cada duas horas quando estamos expostos ao sol", pontuou.

Dicas

Bebês só poderão utilizar filtro solar a partir dos seis meses de vida, antes dessa idade, devem tomar banho de sol leve até às 8h da manhã;

A proteção das camisas UV está relacionada com a densidade da trama do tecido, que quanto mais espessada e fechada estiver, maior será a fotoproteção. Vale lembrar também que cores escuras absorvem mais radiação UV do que cores claras e roupas muito lavadas e desgastadas tendem a proteger menos, pois a trama fica mais folgada e aberta.