Moda consciente

Recife abraça causa de campanha mundial contra escravidão infantil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 30/03/2019 às 17:44

-Ytallo Barreto / Divulgação

Três marcas pernambucanas participam, nesta terça-feira (02), da campanha global da World Fair Trade Organization (Organização Mundial de Comércio Justo) para encorajar e ajudar os consumidores a comprar as roupas que são feitas de maneira ética. As peças desenvolvidas serão apresentadas no Marco Pernambucano da Moda, no Bairro do Recife.

As marcas Viva Yemanjah e a Menina dos Olhos (ex-incubada do Marco Pernambucano da Moda) desenvolveram coleção especial para a campanha, que também conta com peças assinadas pelo Marco da Moda, elaboradas pelo designer Macivaldo Santos. Foram criados vestidos, casacos e coletes funcionais.

Para Fredi, gestor do Marco Pernambucano da Moda, a iniciativa confirma a trajetória que Pernambuco segue, de uma moda com propósito, trabalhando com fundamento em conceitos mundiais. “Nosso desafio é antecipar essas demandas, contribuindo para que as novas e as já tradicionais empresas estejam preparadas para atender esse novo momento do mercado”, concluiu Maia.

O diferencial das peças é que todas são identificadas com um botão na cor azul, assinalando as marcas comprometidas com a proteção dos direitos da infância. “É como um símbolo, um sorriso para o futuro”, diz Marcio Waked, Gerente da BioFair Trade de Recife. Márcio ressalta que a maioria dos consumidores não sabe como são feitas as roupas que vestem. “Por isso nos conectamos a marcas reconhecidas por produzirem de forma ética as suas coleções, unidas para criar uma forma fácil e rápida de ajudar os consumidores a reconhecer as empresas que não exploram as crianças em sua fabricação”, afirmou.

Apoio

Os consumidores interessados em apoiar a iniciativa podem comprar online os itens dessa primeira coleção no site fairbutton.com. A renda será revertida para ajudar instituições de proteção aos direitos das crianças em projetos de estímulo educacional.