Evento

Confira as novidades do Forrozão do Galo 2019

11ª edição do evento acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/05/2019 às 11:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Galo da Madrugada anunciou novidades na 11ª edição do Forrozão do Galo, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, na Praça Sérgio Loreto, bairro de São José, centro do Recife. Seguindo o formato do ano anterior, a festa apresentará as diversas manifestações culturais típicas do período junino para todas as idades. Você poderá conferir tudo na TV Jornal através de flashs nos dois dias do Forrozão do Galo, que tem o Club Social como patrocinador.

O Forrozão do Galo tem entrada gratuita e contará com cinco polos. "Em relação à importância do Forrozão do Galo para a TV Jornal, a gente pode falar um pouco dessa carência de evento juninos na capital abertos ao público. Então, o Galo teve essa iniciativa e a TV Jornal apoiou a ideia. Agora, o Forrozão já é um evento consolidado", considera o gerente comercial da TV Jornal, Felipe Menezes.

A temática principal do projeto gira em torno do plantio e da colheita do milho, que será celebrada por meio de um cortejo cênico, reunindo diversos elementos culturais nordestinos, como música, realidade sociocultural e artesanato. Além disso, como o ciclo junino também envolve uma forte tradição religiosa, também haverá referência aos principais santos da época, como: São José, que intercede pelas famílias; Santo Antônio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro; São João, o padroeiro festejado; e São Pedro, o guardião da chuva.

O cortejo desfilará pelas ruas do bairro de São José em um percurso de aproximadamente 2km, composto pelos principais elementos tradicionais da época, entre eles: bacamartes, bandeiras dos santos da época, andor de São João, balões iluminados, grupos de pífanos e xaxados. A ocasião contará também com desfile de bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, fogos de artifício e trios elétricos.

Além disso, entre os destaques do festival estão os polos culturais, que estarão localizados ao redor da Praça Sérgio Loreto e sediarão diferentes manifestações populares.

Ao todo, serão cinco polos:

1- Polo Instrumental/Raízes: contará com apresentações de grupos de Coco, Repente, Embolada, Ciranda, além de apresentações de forró exclusivamente instrumental de Baião, Xote e Xaxado.

2- Polo Infantil de Danças: contará com apresentações de danças e quadrilhas juninas.

3- Polo Gastronômico: espaço ideal para o público que quiser se deliciar com os sabores tipicamente juninos e ainda contribuir para a geração de renda de moradores da comunidade local.

4- Polo das Artes: espaço onde será possível se encantar com a exposição da vila com traços típicos do interior nordestino, apresentando uma fogueira cenográfica, balões, igreja, casas, bodega e um coreto decorado.