Dinheiro

Educação financeira: boa para o bolso e para a saúde

Semana Nacional de Educação Financeira ajuda associado a se planejar e evitar endividamento

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 21/05/2019 às 12:00
Luiz Pessoa/JC360
FOTO: Luiz Pessoa/JC360

A saúde financeira impacta diretamente na saúde mental. A estabilidade garante segurança e bem estar, proporcionando prazer e satisfação, de acordo com a psicóloga e coordenadora de gestão de pessoas do Sicredi Pernambucred, Aline Cassimiro. “A relação das pessoas com o seu bem capital tem grande impacto com a qualidade de vida e, consequentemente, sua felicidade”, afirma.

Mesmo sabendo disso, muitas famílias não conseguem escapar do endividamento. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 62,7% das famílias brasileiras estão endividadas. Em alguns casos, o quadro poderia ser revertido com educação financeira e planejamento adequado, resultando em uma melhor saúde nas finanças também.

“O pessoal costuma dizer que o dinheiro é a raiz de todos os problemas, eu não encaro assim. Eu acho que a falta de dinheiro é um sintoma muito forte de que você precisa mudar alguma coisa em você, a sua perspectiva em relação ao dinheiro", afirma o diretor executivo da Sicredi Pernambucred, Giovanni Prado.

Fazer parte de uma instituição que se preocupa se os investimentos dos associados são saudáveis pode ser um passo decisivo, como foi para o servidor público Jefferson Mastroianni, que entrou no Sicredi Pernambucred em 2008. “Assim como toda pessoa tem que ter cuidado com sua saúde física e mental, temos que ter cuidado também com a nossa saúde financeira. Pois ela interfere nesses outros aspectos. A partir do momento em que me associei, pude equilibrar as finanças, e adquirir casa própria, veículo da família e usufruir os benefícios que a cooperativa nos dá”, explica Jefferson.

Segue até o dia 26 de maio a Semana Nacional de Educação Financeira, para trazer o assunto à tona e orientar consumidores. A Sicredi Pernambucred aproveita para conscientizar não só os seus associados, mas o público em geral, da importância de fazer planos para o dinheiro que entra na conta todo mês.

Assista: