Chuvas

Renovado alerta para moradores de áreas de risco no Recife

A Defesa Civil renovou alerta para moradores de áreas de risco procurarem locais seguros

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 24/07/2019 às 17:55
 Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

A Defesa Civil do Recife orienta para que a população em áreas de risco deixe seus imóveis e procure locais seguros. Este é sexto alerta desde a última sexta-feira (19). A mensagem tem sido enviada para 31 mil famílias por SMS. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas morreram no Grande Recife.

Chuvas

De acordo com o Inmet, nos últimos cinco dias, choveu 252 mm, o equivalente a 21 dias da média histórica do período, que corresponde a 357 mm. O quadro se intensificou com a forte chuva que incidiu sobre a capital, entre a meia-noite e às 6h desta quarta-feira, que chegou a 102 mm em apenas seis horas. O valor se equipara com o mesmo volume de chuva previsto para quase nove dias. O fator aumentou ainda mais a saturação dos terrenos, que já estavam encharcados, o que propicia os deslizamentos.

Em Olinda, entre as 19h da terça-feira (23) e às 7h desta quarta (24), choveu 245,4 mm, de acordo com a Defesa Civil do município. Com isso, Olinda registrou o equivalente a 20 dias de chuva no período.

Mortos

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas morreram entre a madrugada e manhã desta quarta após deslizamentos de barreira e queda de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, as mortes ocorreram em Águas Compridas e na Estrada do Passarinho, em Olinda; na Rua Córrego do Curió, no bairro de Dois Unidos, no Recife e no Córrego da Areia, em Caetés, em Abreu e Lima.

Defesa Civil do Recife

Ao longo desta quarta-feira (24), 56 famílias que estavam em áreas de deslizamento foram levadas para casa de parentes e amigos do local pela Defesa Civil do Recife.

Nas últimas 12h, o órgão registrou 450 chamados no 0800 da Secretaria de Defesa Civil, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

A Prefeitura do Recife informou que vem emitindo, desde o final de semana, via celular, avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, a Defesa Civil já realizou 35 mil vistorias onde mapeou as áreas de risco da cidade. De acordo com a Defesa Civil, atualmente, o órgão monitora 9.000 destes pontos e há 12 mil pontos cobertos com lona, o equivalente a 3 milhões de m².

Árvores

A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de 16 árvores nesta quarta-feira (24), a maior parte das situações já foram resolvidas. Ainda segundo a Defesa Civil, o órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

Drenagem

A Defesa Civil da capital informou que foram mobilizadas 145 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham, segundo o órgão, para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem de diversas localidades, a exemplo das Avenidas Caxangá, Mascarenhas de Moraes e Conde da Boa Vista. Além disso, uma equipe com uma retroescavadeira está no Canal do Rio Morno, em Dois Unidos, para coleta de resíduos do local.

Abrigo

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos disponibiliza abrigo emergencial para os casos de calamidade pública. O abrigo fica situado à Travessa do Gusmão, no bairro de São José, tem capacidade para receber 100 pessoas e funciona 24h. No local há alojamento com camas, banheiros (sendo um deles com acessibilidade), refeitório, onde são servidas três refeições diárias e lavanderia. O abrigamento é feito por encaminhamento através da Secretaria de Defesa Civil. Entretanto, não houve nenhum pedido de abrigamento.

Trânsito

Das 4h às 16h desta quarta-feira (24), foram registrados 16 acidentes de trânsito, sendo três deles com vítima e nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 48 semáforos, dos quais 35 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar os demais. A rede semafórica do município possui 671 equipamentos.

Equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Redução dos deslizamentos

A Prefeitura do Recife informou ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14/06/2019), em comparação com os 7 anos anteriores, resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.