Crime

Operação investiga desvio de R$ 18 milhões da Prefeitura de Quipapá

TV Jornal / NE10 Interior / Rádio Jornal
TV Jornal / NE10 Interior / Rádio Jornal
Publicado em 14/12/2017 às 14:35

-Divulgação/Polícia Civil

Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Gênesis para investigar um grupo criminoso que desviou cerca de R$ 18 milhões da Prefeitura de Quipapá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Os recursos eram, originalmente, destinados a diversas áreas, como educação e saúde.

De acordo com as investigações, a organização atuava por meio de uma parceria entre empresas e agentes públicos para direcionar os processos licitatórios e assegurar que os contratos fossem firmados com empresas fantasma. O esquema, que desviou verbas estaduais e federais, contar com envolvimento de servidores públicos. "Toda fraude na licitação gera um dano muito grande, porque o dinheiro deixa de ir para onde deveria estar. Educação de qualidade, saúde de qualidade", explica o procurador geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Conforme o coordenador do Gaeco, Ricardo Lapenda, uma auditoria foi responsável por identificar as irregularidades. "Ainda estamos no início da investigação, vamos recolher documentos para que isto seja melhor analisado", afirma. Nesta manhã, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Quipapá, Garanhuns, Correntes, Terezinha, Caruaru e Recife. Maiores detalhes sobre a operação serão divulgados em entrevista coletiva na sexta-feira (15), às 10h, na sede do MPPE, na rua do Imperador Dom Pedro II, 473, Santo Antônio, no Recife.

Operação

Participam da operação Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Civil. A operação conjunta conta com a atuação de 70 policiais civis, 12 integrantes do Grupo de Apoio Especializado ao Combate às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco) e oito servidores da CGU.

+VÍDEOS