Desconto

Projeto da Celpe troca lixo reciclável por desconto na conta de luz

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/06/2018 às 14:15

-Foto: Celpe

Já imaginou ganhar descontos na fatura de energia a partir da entrega de materiais recicláveis? O Projeto Vale Luz, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), concede descontos na conta de energia, para estimular o uso racional dos recursos naturais e tentar minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos. O projeto ganhou um novo ponto de coleta no RioMar Recife.

O novo contêiner foi instalado no estacionamento E7 do centro de compras, próximo à entrada do edifício garagem, e funciona das 8h às 20h. Atualmente, o Vale Luz atua em 34 comunidades e 33 condomínios na Região Metropolitana do Recife e em Belo Jardim. Em 2017, o projeto concedeu mais de R$ 45 mil em descontos na fatura de energia de aproximadamente quatro mil famílias e recolheu mais de 191 toneladas de materiais recicláveis.

Como funciona?

Para participar, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene) e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho).

Outros locais com contêiner

Além do ponto de coleta no estacionamento do RioMar, o Projeto Vale Luz possui um contêiner em Belo Jardim, no interior do Estado, além de três tendas itinerantes que circulam pela Região Metropolitana do Recife (confira o calendário na aba Eficiência Energética – Projetos do site da Celpe).

Condomínios também podem participar do projeto, por meio do Vale luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nos condomínios residenciais da RMR, concedendo descontos na tarifa de energia do condomínio. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para eficiê[email protected], com o assunto Vale Luz Celpe, ou entrar em contato pelo telefone (81) 3035-8965.

'Merrecas'

O Projeto Vale Luz conta também com a ‘Merreca’. A nova modalidade facilita a troca de latinhas de alumínio por descontos na fatura de energia e lâmpadas em LED. A iniciativa atende os clientes da Região Metropolitana do Recife nos postos de coleta do Programa Vale Luz.

O funcionamento é simples: os interessados devem procurar um dos postos do Vale Luz levando as latas de alumínio para troca por merrecas. Latinhas de 220ml a 329ml têm o valor de 0,75 Merrecas, a unidade; 330ml a 472ml: 1,00 Merreca/und. e latinhas acima de 473ml: 1,25 Merrecas/und.

O cliente que acumular a partir de 78 Merrecas poderá realizar a troca por R$4,05 de desconto na sua fatura de energia elétrica ou por uma lâmpada LED, mediante a entrega de uma lâmpada (fluorescente compacta ou halógena ou incandescente) de potência maior que 15W.

Cuidados no armazenamento

Alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrega dos resíduos. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Já para os óleos vegetais é necessário deixá-lo esfriar completamente e seu armazenamento deve ser feito garrafa PET transparente de refrigerante ou água. O material recolhido no novo ponto do RioMar será encaminhado às cooperativas e empresa parceiras do projeto responsáveis por realizar a destinação final correta dos resíduos conforme as legislações.

+VÍDEOS