Luto

Aos 90 anos, morre a Dona da ''Caldeirada da Irene'' de Itapissuma

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/12/2018 às 16:35

-Reprodução/TV Jornal

O corpo de Dona Irene da Caldeirada está sendo velado na tarde desta quarta-feira (5), na Igreja Matriz de São Gonçalo, em Itapissuma, no Grande Recife. Eternizada por sua famosa receita de caldeirada, um dos pratos típicos mais famosos do Estado e que já é comercializado há 40 anos, Irene Maria da Silva, de 90 anos, morreu na noite de terça-feira (4), no Recife.

O sepultamento deve acontecer às 16h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, em Itapissuma.

De acordo com seu filho, Alberto Luiz, Dona Irene sofreu uma queda da cadeira de rodas recentemente e isso prejudicou ainda mais sua saúde. Ela morreu no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.

“Ela fez quatro operações de catarata, aí a gente dizia a ela: rapaz faça muito fuxico não. Que ela fazia fuxico. Minha irmã deixou ela no terraço e foi cuidar das coisas na cozinha. Quando tava fazendo as coisas ouviu aquele baque. Ela caiu de lado, com a cadeira de lado. Acho que a cadeira não segurou o corpo dela. Ela caiu de lado”, contou. Segundo ele, a mãe chegou a ser atendida na UPA e em seguida encaminhada ao hospital e até teve alta durante as idas e vindas, mas não resistiu.

Alberto já cuida do comércio da mãe há mais de 20 anos e, pretende, continuar ainda mais engajado em manter o patrimônio cultural construído por ela. “Já faz 25 anos que eu tô no negócio dela e graças a Deus só faz crescer e ela dando o maior valor, sempre feliz”, disse. “Ela se preocupava muito com os clientes dela, que até hoje ela chegava lá, perguntava como é que tá o movimento”

Luto em Itapissuma

A prefeitura de Itapissuma, Município onde Dona Irene trabalhava, lançou nota lamentando o falecimento e homenageando a autora da receita da caldeirada.

Uma homenagem especial a essa grande mulher que engrandeceu o nome da nossa cidade através de sua culinária!!

Dona Irene foi a criadora do prato que levou o nome de Itapissuma para fora do Estado e do país, a caldeirada. Carismática e sempre muito educada ficará na história de nossa cidade como uma das figuras mais célebres.

Fica aqui nossos agradecimentos por tudo que foi feito em prol da cultura e culinária, aos familiares as nossas condolências. O prefeito, José Tenório, decretou luto oficial de 03 dias na cidade em símbolo de respeito e gratidão ao legado deixado por Dona Irene.

+VÍDEOS