Pesca predatória

Pescadores são presos com 500 Kg de lagosta em Itamaracá

De acordo com a PF e o Ibama, não se pode pescar lagosta nessa época do ano

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 13/05/2019 às 14:35
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

Os dois pescadores foram abordados pela Polícia Federal durante uma fiscalização na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. De acordo com a PF, Mário Jonas Silva Amorim, de 34 anos, e Lucas Batista da Silva, de 21 anos, informaram aos policiais que estavam retornando do alto mar após sete dias de pesca com linha. A versão não convenceu os agentes federais que encontraram mais de 500 quilos de lagosta vermelha no interior do barco.

O crustáceo, de acordo com a PF e o Ibama, não pode ser pescado nessa época do ano. Os pescadores negaram o crime, mas além do crustáceo, foram encontrados também todos os materiais de mergulho para a pesca irregular da lagosta. Segundo a polícia federal, uma semana de pesca de lagosta vermelha, representa o valor de R$ 10 mil reais. Os 500 kg do pescado seriam repassados para uma pessoa que já foi identificada e será intimada.

Autuados

Os pescadores foram autuados em flagrante pelo crime de pesca em período proibido ou em lugares interditados por órgão competente. A pena é de 1 a 3 anos de detenção, além de multa. Uma fiança no valor de R$ 5 mil foi arbitrada, mas como não pagaram, foram encaminhados para audiência de custódia e de lá seguiram para o Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR).

+VÍDEOS