Trânsito

Terminam ações da Campanha Maio Amarelo

A Campanha Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar as pessoas para a importância da mudança de comportamento para evitar acidentes de trânsito,

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 31/05/2019 às 17:00
Bianca Souza / JC Imagem
FOTO: Bianca Souza / JC Imagem

A Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar as pessoas para a importância da mudança de comportamento para evitar acidentes de trânsito, terminou nesta sexta-feira (31). O fim da ação aconteceu na área de traumatologia do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife, um local que recebe muitos feridos em acidentes de trânsito.

Campanha do Maio Amarelo incentiva motoristas a ouvir seus filhos

JC Online

"No trânsito, o sentido é a vida". Este é o tema da campanha do Maio Amarelo de 2019, que visa conscientizar condutores sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Neste ano, a ação apela para que os condutores escutem os conselhos das crianças, que têm "uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros".

Com frases como "pai, não passe no sinal vermelho" e "mãe, se você for sair para beber com as amigas deixe o carro na garagem", a campanha foi elaborada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Aliado ao apelo dos filhos, no material da campanha, o órgão disponibiliza dados sobre o perigo de cometer certas infrações no trânsito e como essas ações potencializam o risco de acidentes.

Assim como nos anos anteriores, o movimento faz questão de enfatizar que "os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas". Atitudes como beber e dirigir, avançar sinal vermelho e andar acima da velocidade permitida, que configura em maioria das vezes em acidentes, têm como motivação falhas humanas como imprudência e desatenção.

Influência dos filhos

Apesar da pequena Júlia Maria, de um ano e seis meses, ainda não saber se expressar verbalmente, o empresário Luiz Carlos, de 22 anos, passou a ser mais responsável no trânsito depois do nascimento da filha. Admitindo que antes cometia infrações consideradas "leves", ele relatou que hoje deixou a prática para trás. "Era coisa que eu considerava besta, como ultrapassar o sinal vermelho, passar por um cruzamento sem reduzir. Eu não tinha essa preocupação antes", afirma.

Agora, Luiz declara que a experiência de ser pai mudou tudo. "Eu me preocupo muito mais atualmente. Eu sou mais cauteloso. paro, olho a sinalização. Todo sinal vermelho eu paro. São coisas bestas que podem fazer uma diferença enorme", argumenta o empresário.

Já para Maria Auxiliadora, professora, o volante veio depois do nascimento da filha. Portanto, o cuidado com a direção, segundo ela, sempre se fez presente. "Sempre fui muito precavida, sempre dirigi na defensiva", disse a educadora. Mesmo com todo o cuidado, ela admite que já cometeu alguns deslizes, como "mexer no celular as vezes". Porém, Maria alega que o auto-policiamento é constante.

Infrações mais recorrentes

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), no ano de 2018, foram aplicadas um 1.708.750 multas em todo o estado. A maioria das autuações foram por transitar em velocidade superior à permitida, que é uma das infrações que mais causam acidentes de trânsito em todo o Brasil.

Em 2019, os números se repetem. Das mais de 395.233 multas aplicadas até o mês de abril, 106,442 foram por transitar em velocidade superior à permitida.

Ações Educativas

O Detran-PE anunciou uma série de eventos de caráter educativo, todos os dias deste mês de maio, em parceria com órgãos públicos e instituições privadas. As ações têm início já nesta quarta-feira (1º), com a realização de uma palestra no Centro de Treinamento da Honda, a partir das 8h, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Além da palestra, o órgão organizará abordagens a pedestres e motoristas com entrega de folders educativos, fitilhos, entre outros materiais educativos. As ações ocorrerão tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR), quanto no interior do Estado. Confira a programação abaixo:

+VÍDEOS