Economia

Confira dicas simples para diminuir a conta de energia ao fim do mês

O engenheiro Thiago Moreira deu dicas simples que podem reduzir a conta de luz em até 15%

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 26/01/2015 às 16:30

-Reprodução/TV Jornal
Diante do novo aumento na conta de energia, que passa a valer a partir deste mês, é importante tomar algumas medidas para economizar. Pensando nisso, a TV Jornal convidou o engenheiro elétrico Thiago Moreira para dar dicas simples que podem diminuir a conta de energia de 10 a 15% no fim do mês.

Para o engenheiro, é importante evitar pendurar panos atrás da geladeira, pois aumenta o consumo do aparelho. Outra dica é desligar o micro-ondas quando não estiver sendo utilizado, evitando o desperdício. Já o uso correto do chuveiro elétrico pode diminuir em cerca de 30% a conta de luz. Algumas medidas são diminuir o tempo do banho, desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e utilizar o aparelho na opção verão.

Além disso, é importante pintar as paredes de casa com cores claras, pois ajuda a aproveitar melhor a iluminação natural. Usar lâmpadas fluorescentes ou de LED, passar roupa de uma só vez e ligar o ar-condicionado a 23 ºC também são medidas eficazes no combate ao consumo de energia. O engenheiro recomenda também que, na hora de comprar aparelhos eletrodomésticos, deve-se dar preferência aos que possuem o selo Procel de qualidade.

+VÍDEOS