Economia

Recifenses apostam em lâmpadas de LED para reduzir conta de energia

De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a diminuição no valor final da conta pode chegar a 80%

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 20/07/2015 às 17:08

-Reprodução/TV Jornal
De vários formatos e diferentes potências, as lâmpadas de LED prometem economia e durabilidade. No Grande Recife, muitos consumidores têm procurado substituir as fluorescentes pelas LEDs, que apesar de mais caras geram economia na conta de energia. De acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a diminuição no valor final da conta pode chegar a 80%.

Com variações de marca e potência, as novas lâmpadas possuem preços que variam de R$ 16 a R$ 49. O investimento vale a pena, segundo o diretor administrativo da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Helder Falcão. Ele chamou a atenção para o fato de que as LEDs possuem baixa manutenção e longo tempo de vida.

Para se ter uma ideia, a substituição de uma lâmpada fluorescente de 32 Watts por uma LED de 20 Watts, além de aumentar a eficiência, reduz o consumo em cerca de 50%. E é por acreditar nessa economia que a Prefeitura do Recife já trocou as lâmpadas na Avenida Domingos Ferreira, Zona Sul, e no Cais do Apolo, área central da cidade. Para Helder Falcão, o investimento em novas lâmpadas deve ter um retorno financeiro para a capital em dois ou três anos.

+VÍDEOS