Verão

Pernambuco terá o verão mais quente dos últimos anos, diz Inmet

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 21/12/2015 às 14:30

-Reprodução/TV Jornal
Com o início do verão, nesta segunda-feira (21), vem também o calor que todo pernambucano já conhece. O Estado terá temperaturas acima das registradas nos últimos anos, afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma das influências neste acréscimo é o fenômeno El Niño, causado pelo aquecimento das águas do pacífico e faz diminuir as chuvas no Nordeste.

Segundo o Inmet, a falta de nuvens na região faz com que os raios solares passem direto para a superfície da terra, o que agrava ainda mais o calor. “Tudo está contribuindo. O sol está incidindo pela ausência das nuvens direto na superfície, então isso é insuportável”, explicou chefe do setor de meteorologia do Inmet, Ednaldo Araújo. Outra explicação para a sensação térmica desconfortável é a baixa umidade do ar que está em torno de 44%, quando o normal é de 72%.

Lugares cercado de edifícios, com pouca vegetação e grande circulação de pessoas e veículos, são um agravante para a alta temperatura durante o dia. No Recife, a temperatura está chegando a uma média de 32°, quando o normal para esse período é de 29°. Segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ranyere Nóbrega, há pontos da cidade, como a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, que são chamadas de ilhas de calor, onde os efeitos podem ser mais intensamente sentidos. “Esses pontos trazem prejuízos para o dia a dia do ser humano, na saúde por exemplo. Temperaturas muito altas para quem está fazendo uma atividade externa, como trabalho ou lazer, pode criar uma fadiga e aumentar uma chance de insolação”, explica o especialista.

O professor de geografia é coordenador de uma pesquisa realizada em vários bairros do Recife, que procuram identificar as ilhas de calor da capital pernambucana. As regiões mais quentes ficam na Zona Sul: os bairros de Boa Viagem e Imbiribeira. O estudo vai servir para ajudar nas melhorias dos projetos arquitetônicos e paisagísticos da cidade.

+VÍDEOS