Violência

Campanha incentiva denúncia de assédio sexual nos ônibus do Grande Recife

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 05/09/2016 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal
Para tentar coibir assédios dentro dos ônibus, foi lançado pela Secretaria Estadual da Mulher um canal para as vítimas denunciarem as agressões à polícia. Cartazes estão sendo espalhados nos coletivos, em uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, e a expectativa é aumentar o número de relatos.

"Apesar de ser um problema conhecido, não temos registros nos órgãos públicos. Estamos estimulando a denúncia para que as mulheres procurem as delegacias", reforça Helena Medeiros, da Secretaria Estadual da Mulher. A central de atendimento vai funcionar 24 horas por dia, no telefone 0800 281 81 87.



Denúncia

A campanha vai servir para mapear os locais e linhas de ônibus onde ocorrem mais assédios. Para isso, a vítima precisa ficar atenta a alguns detalhes na hora de fazer a denúncia, como informar a data, o horário, a linha e o número de ordem do coletivo, além da característica do crime e do agressor.

Para auxiliar no combate ao assédio, a campanha pretende capacitar, junto à Secretaria das Cidades, 12 mil motoristas, fiscais, cobradores e cobradoras. Além disso, há previsão de que sejam instaladas câmeras de vídeo em cada um dos veículos para ajudar no processo de identificação.

A campanha foi lançado dia 1º e vai até dia 14 de setembro. O telefone da ouvidoria, ligada às delegacias, funcionará de maneira permanente. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no final de 2015, 35% das brasileiras dizem já ter sido alvo de algum tipo de assédio no transporte público.

+VÍDEOS