ENERGIA

Vilões da conta de energia: aparelhos em stand by e 'carga fantasma'

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2016 às 11:00

-Getty Imagens/ UOL

A conta de energia é uma das despesas que mais pesa no orçamento das famílias. Mas alguns hábitos que parecem inofensivos, na verdade, contribuem para o aumento do consumo de energia. Aparelhos em stand by e a conhecida 'carga fantasma' são alguns dos vilões dentro de casa. Os eletroeletrônicos em stand by consomem entre 10% e 20% de energia elétrica. "Aquela luz vermelha que está acesa indica que a televisão está esperando um comando para utilização" esclarece Ana Cristina Magalhães, assessora de eficiência energética da Celpe.

Ainda de acordo com Ana Magalhães, alguns eletroeletrônicos como as Smart Tvs, podem consumir mais do que isso por ficarem conectadas à internet. "Além da TV, o roteador wifi continua ligado. Portanto, o consumo de energia de um produto em stand by com acesso à internet acaba sendo o dobro ou triplo de um aparelho que não esteja conectado" afirma.

A extensão elétrica e os "benjamins" podem ser armadilhas para o consumo de energia. Além de ter capacidade de ligar vários aparelhos ao mesmo tempo em uma só tomada, causa sobrecarga e o aquecimento gera desperdício de energia elétrica. "O consumidor deve evitar os T's e as extensões. Elas podem também provocar curto-circuito e choques elétricos", afirma Gilmar Brito, professor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco.

'Carga Fantasma'

Outra dica importante para evitar o gasto com a energia elétrica é evitar a 'carga fantasma'. Alguns aparelhos ficam na tomada o tempo inteiro, mesmo quando não está sendo usado. Exemplo disso, são os filtros de água, carregadores de celular, e aparelhos de TV a cabo. "O maior desperdício de energia está no hábito de as pessoas deixarem os eletro-eletrônicos na tomada sem necessidade" explica Ana Mascarenhas como esse sendo o principal motivo das contas altas.

Como saber se o aparelho consome energia?

Há uma forma simples de saber se o aparelho está consumindo muita energia, é pelo calor. Tudo que consome muito, esquenta. Carregadores, por exemplo, esquentam enquanto ativos; depois, esfriam. Nas televisões, basta colocar a mão atrás do aparelho para reparar no gasto. "Todos os equipamentos que esquentam causam certo desperdício", diz especialista.

Como economizar?

A sugestão é retirar o aparelho da tomada. Além de dar descanso ao aparelho, o consumo de energia terá uma pausa. Outra dica é usar a régua de energia, que deixa as tomadas plugadas, mas com a opção de desligar o recebimento de energia, sem precisar usar alternativas perigosas, como as extensões.

+VÍDEOS