Educação

Erem José de Alencar leva a etapa estadual da Olimpíada de Robótica

Com a conquista desse domingo, a equipe N@nobit ganhou vaga para a etapa nacional

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/09/2017 às 9:34

Competição nacional acontece de 7 a 9 de novembro, em Curitiba (PR)-Foto: Gil Menezes / Divulgação

Os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Alencar, localizada em Paulista, conquistaram o tricampeonato estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nesse domingo (03). Com 620 pontos, a equipe N@nobit garantiu a vaga para a competição nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro, em Curitiba (PR). O segundo lugar ficou com o The Hackers, grupo da rede municipal do Recife (390 pontos), e a a Erem Porto Digital, também no Recife, conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls (370 pontos) e também seguem para a etapa nacional.

Para a competição, as equipes precisaram construir um robô que devia realizar, no menor tempo possível, ações de resgate no percurso preestabelecido pela equipe da OBR. O evento reuniu na Arena de Pernambuco mais de 300 equipes dos níveis 1 (11 a 14 anos) e 2 (14 a 19 anos) de instituições públicas federais, municipais e estaduais, além de particulares e do SESI.

Emoção

Apesar de ser veterano na Olimpíada e de ter conquistado o primeiro lugar na disputa pela terceira vez seguida, o estudante Marcos Vinícius, da equipe N@no Bit, se mostrou emocionado. "A gente se tornou uma família. Somos apaixonados pela robótica, e nos dispusemos a passar horas estudando depois da aula para manter o nosso nível na disputa. Vamos viajar mais uma vez e tentar fazer o melhor para o nosso Estado", conta.

A Lego Bulls, da EREM Porto Digital, subiu ao pódio e conquistou a classificação para a etapa nacional pela primeira vez. "Foi incrível. Disputamos com grandes escolas privadas e agora estamos aqui, entre os melhores. Esse resultado só dá vontade de estudar para crescer ainda mais", relata o estudante José Vitor, integrante do grupo e que participa da OBR desde o Ensino Fundamental.

Para o secretário de Educação, Fred Amancio, o mais importante da competição é participar, independentemente de resultado. "O nosso objetivo maior na área da robótica é o trabalho pedagógico que é feito nas escolas. A gente fica muito feliz em ver esses estudantes contentes com o resultado, competindo, e todos estão de parabéns por estarem aqui. Alguns vieram de tão longe, e é isso que emociona a gente", declara Amancio.

+VÍDEOS