Economia

Saiba como economizar energia elétrica durante o verão

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/01/2018 às 16:55

-Reprodução/TV Jornal

Na estação mais quente ano, fica difícil não usar ar-condicionado e ventiladores para amenizar a sensação térmica, acrescentando isso a época de férias escolares, onde a garotada passa a maior parte do tempo em casa assistindo TV ou no computador. Por isso, a conta de luz pode chegar a números exorbitantes, de acordo com a Celpe, o consumo aumenta 10% no verão.

"Usar ao máximo a iluminação ambiente, tentar economizar com as luzes, trocando as lâmpadas por lâmpada LED, que é mais econômica. Ter muito cuidado com o uso do ar-condicionado e ventilador nessa época, faz muito calor, mas precisa ter cuidado com uso. Uma dica é ver se o ar- condicionado está adequado com o tamanho do local que ele está refrigerando, são aspectos comportamentais que vão ajudar a economizar.", afirma o gestor de operação da Celpe André Tavares.

Alternativas

A empresária Adriana Seabra usou na sua casa algumas alternativas para economizar mais energia. Ela suspendeu o banho quente e o uso do ar-condicionado durante o dia . "Normalmente eu deixo a janela mais aberta d que de costume pra dar mais claridade, mas não tem como fazer mais, eu já troquei as lâmpadas da casa, coloquei de LED.", conta.

+VÍDEOS