Motorista

Casos de acidentes de moto diminuem mas ainda preocupam o Estado

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/12/2018 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

Os números de acidentes envolvendo motos diminuíram em 22% na Região Metropolitana do Recife, em relação ao mesmo período do ano passado. Embora a queda ainda seja baixa, o índice é considerado o melhor em cinco anos de pesquisa. O levantamento foi feito pela Secretaria de Saúde, baseado em dados de hospitais públicos do Estado.

No primeiro semestre deste ano foram registrados 568 acidentes com moto na RMR. Ano passado foram 735 motociclistas que se acidentaram. Para o coordenador do comitê de prevenção aos acidentes de moto, a redução se deve, em grande parte, às abordagens da Operação Lei Seca.

A fiscalização mais rigorosa gerou um aumento no número de motociclistas habilitados e que procuram serviços de capacitação. Apesar da redução nos números de tragédias no trânsito, os acidentes de moto ainda preocupam muito e os custos para o Estado são grandes.

Dados

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, um paciente custa quase R$ 1 milhão para o Estado, envolvendo gastos hospitalares, com previdência e horas não trabalhadas. Eles costumam passar entre 11 e 33 dias internados em hospitais. Desses que ficam internados, 10% sofrem amputação ou ficam paraplégicos.

+VÍDEOS