Cuidado

PF alerta para golpe relacionado ao saque imediato do FGTS

Veja como se proceder e o que fazer, caso tenha sido vítima do golpe

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 29/07/2019 às 10:15
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal fez um alerta para quem pretende sacar o dinheiro das contas do FGTS. Criminosos estão usando usando o Whatsapp para aplicar golpes com a promessa de saque imediato do dinheiro. A data do início dos saques ainda não foi anunciada pelo Governo Federal, mas grupos já começaram a hackear dados bancários de trabalhadores para fazer a retirada do benefício.

>> Golpe: suposto membro do PCC aluga casa para o FIG e ameaça estudantes

>> Ministério alerta para golpe via WhatsApp

>> Novo golpe pelo telefone tem até criminoso indo à casa das vítimas

Fases do golpe

  • O golpe é fácil de qualquer pessoa cair. Primeiro, chega uma notificação no celular ou um link nas redes sociais, geralmente pelo WhatsApp.
  • Em seguida, o usuário da linha é orientado a compartilhar a falsa mensagem recebida com, pelo menos, 10 contatos da agenda do telefone.
  • Por último, a vítima é direcionada para uma página que, de acordo com a Polícia Federal, tem um espaço para fazer um cadastro, no qual serão solicitados o nome do trabalhador e o número de contato.

>> Fiéis são vítimas de golpe em saída de igreja em Piedade

>> Golpe que circula há uma semana já fez 180 mil vítimas pelo Whatsapp

Quem caiu no golpe

As pessoas que já acessaram a página, compartilharam e forneceram os dados pessoais deve entrar em contato urgente com a operadora de telefonia móvel para solicitar a retirada do número de celular da plataforma dos criminosos.

Aviso

A Polícia Federal reforça ainda que é preciso ter cuidado antes de abrir qualquer link. Além disso, reforça que, para consultar o extrato do FGTS, o trabalhador pode acessar o serviço por aplicativos, site , terminais eletrônicos ou indo diretamente a uma agência da Caixa Econômica.

Saiba mais sobre o FGTS

+VÍDEOS