Pacto pela Vida

Debate sobre violência termina em confusão na Alepe; veja vídeo

TV Jornal / Com informações do Blog de Jamildo
TV Jornal / Com informações do Blog de Jamildo
Publicado em 20/10/2017 às 9:54

-Paulo Veras / JC

A audiência pública o Pacto pela Vida, na Assembleia Legislativa do Estado, foi encerrada, antes da hora, sob forte confusão e briga entre os parlamentares, nessa quinta-feira (19). O motivo foi que o deputado Joel da Harpa, da oposição, não queria encerrar o discurso dele.

O alongamento do discursos do deputado pode ter sido uma resposta aos mais de 100 slides apresentados pelo secretario de Planejamento e coordenador do Pacto pela Vida, Márcio Steffani, que consumiu mais de 50 minutos. No meio da confusão, o deputado Joel da Harpa quase bateu no rosto do colega Zé Maurício, iniciando uma falta de ordem geral, antes da suspensão. Muita gente precisou apartara briga, antes que terminasse em agressão.

O debate havia sido realizado a pedido da Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Comissão de Administração Pública da Casa, no auditório Sérgio Guerra. Oficialmente, o objetivo do encontro era debater, com representantes do governo de Pernambuco, o aumento da criminalidade no Estado.

Estatísticas

Segundo dados da própria Secretaria de Defesa Social, 2017 já é o ano mais violento desde a criação do programa Pacto pela Vida. Até o fim de setembro, foram contabilizados 4.145 assassinatos. Em relação ao ano anterior, quando foram registrados 3.149 homicídios, o crescimento no período chega à marca de 32%.