Casa Forte

Câmera flagra momento em que ciclista é atropelada em ciclofaixa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/11/2017 às 10:34

Uma câmera instalada em um carro registrou o momento no qual uma mulher é atingida por um veículo, enquanto andava de bicicleta, em uma ciclofaixa, na Estrada do Encanamento, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, na noite da última sexta-feira (10).

Relembre o caso

Uma ciclista foi atropelada na ciclofaixa da Estrada do Encanamento, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, na noite da última sexta-feira (10). Um motorista teria invadido a faixa destinada aos ciclistas com o carro e atingido Lígia Lima, que é coordenadora da Associação de Ciclistas da Região Metropolitana do Recife (Ameciclo). Na queda, ela bateu com a cabeça, mas foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), recebeu alta e passa bem.

-Foto: Reprodução/ Facebook Ameciclo

"O atropelamento ocorreu porque o condutor, que estava com o veículo parado irregularmente sobre a calçada, acessou a via invadindo a ciclofaixa e atingiu a ciclista, que estava na ciclofaixa, por trás. Lígia sem chance de uma reação rápida foi imediatamente ao chão, desmaiando por alguns segundos", diz a Ameciclo. O condutor seria um idoso que não fugiu do local, porém não teria admitido a culpa por ter atropelado a ciclista, de acordo com a Associação.

Em nota publicada na página da Ameciclo no Facebook, a associação afirma que faltam "muitos ajustes" nas faixas para ciclistas e cobra da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) a fiscalização. Um dos coordenadores da Ameciclo, Victor Senna explica que o grupo ainda estuda a ação que será tomada e, até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi prestado.

Em nota, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) garantiu que realiza um trabalho contínuo de vistoria para executar a manutenção da sinalização de trânsito, também priorizando as rotas cicláveis. O trabalho entra no cronograma da equipe técnica responsável sempre que é identificada a necessidade de renovação da pintura ou reposição das placas de sinalização vertical. A Autarquia afirmou ainda que a ciclofaixa implantada na Estrada do Encanamento foi requalificada no último mês, bem como a da Estrada do Arraial, que, juntas, contam com 5 km de extensão e compõem a Ciclofaixa Casa Amarela. Em relação à largura do equipamento, a CTTU garantiu que o tamanho atende às recomendações previstas no manual de sinalização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).