Investigação

Dois motivos podem ter levado a assassinato de pastora

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/08/2018 às 11:00

-Reprodução/TV Jornal

A polícia investiga o assassinato de uma pastora, quando voltava de um culto, no Ipsep, na Zona Sul do Recife. No local do crime, surgiram duas possíveis motivações. Uma delas é que a vítima e a amiga dela, testemunha do crime, tinham um relacionamento que ia além de uma amizade. Em outra teoria, o motivo seria o fato de a pastora estar ajudando a testemunha com um advogado contra o suspeito.

No local do crime, vizinhas disseram que a pastora Josefa Maria da Silva, de 42 anos, praticamente estava morando na casa com a testemunha, que está grávida de três meses, e que elas estariam tendo um relacionamento homossexual. A possibilidade não foi descartada pela policia.

Já um parente da pastora, que preferiu não se identificar, diz que essa versão é mentira, e acredita que o crime tenha sido cometido porque a pastora estava ajudando a amiga, que estava sendo ameaçada de morte. Uma vizinha, que também não quis ser identificada, falou de supostas ameaças que a testemunha estaria sofrendo do ex-companheiro, o microempresário José Luiz da Silva, de 37 anos, preso suspeito de matar a pastora.

De acordo com a delegada, tanto a ajuda com advogado, como a amizade da testemunha com a pastora incomodavam o suspeito."Elas eram muito amigas, e a vítima apoiava as decisões da testemunha. Estavam procurando um advogado para processar o autor, que seria pai da criança e também ex-patrão da testemunha", contou a delegada.

O microempresário José Luiz da Silva passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada pela justiça. Entre os agravantes, motivo fútil e ausência de chance de defesa para a vítima. O suspeito foi levado para o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima, onde vai aguardar julgamento.

O caso

O crime aconteceu na noite dessa segunda-feira (6). De acordo da polícia, Josefa morava em João Pessoa e era pastora da Igreja Rompendo em Fé, com sede em Boa Viagem, também na Zona Sul. Após o culto dessa segunda (6), ela e a amiga, grávida de três meses, foram deixar o baterista da igreja em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. O crime aconteceu quando as duas voltaram para a Zona Sul. Como mora em outro estado, a pastora dormiria na casa da amiga, no Ipsep.

Josefa estava na Avenida Presidente Kennedy, nas proximidades da casa da amiga, no momento em que foi assassinada com três tiros na cabeça. A jovem grávida já havia entrado na residência, quando ouviu o barulho dos tiros. Ao voltar para o carro, ela encontrou a pastora já morta e viu um homem entrando em um carro preto.